sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Recordar é Viver: "Um verdadeiro zagueiro raíz, e dos bons!"


Tico Cassolla e o ex-zagueiro Marião 

Por Wanderley 'Tico' Cassolla 

Mário César de Aquino, o "Marião", foi um grande zagueiro - no tamanho e no futebol - do esporte menor garcense, mais notadamente no futebol suíço. 

Um típico zagueiro, jaqueta 3, que jogava e sabia impor respeito lá atrás, na zaga. Com suas origens em Vila Rebelo, começou jogando no tradicional time do Flamengo Esporte Clube, comandado pelo técnico Betão Aguiar.

Flamengo nos tempos do 'terrão', o penúltimo em pé, da esquerda p/ direita


Mais uma do Flamengo, com o Marião estando em pé, o quarto da esquerda p/ direita 


Majestic, um dos grandes times do suíço da segunda metade dos anos 80; Marião é o quarto em pé,  da esquerda p/ direita 


A sua passagem foi rápida no futebol de campo. Logo foi para o futebol suíço, onde jogou por bem mais tempo, e teve uma linda trajetória. Dentre os principais times, o Marião jogou na Liderfarma, Majestic, Eletrônica e Flamengo (amador e suíço). Construiu a carreira nos campos do terrão, atrás do Hospital São Lucas.

Era um verdadeiro paredão na zaga, com especialidade nas bolas aéreas, quase que imbatível. Mesmo sendo defensor primava pela disciplina em campo. Não me recordo do Marião ter sido expulso de campo. Sempre jogou firme, com ele não tinha bola perdida. Com certeza foi mais uma das grandes revelações no futebol de Vila Rebelo. 

Como bom esportista, continua ligado ao futebol. Atualmente é um dos principais colaboradores do Dinos, do eterno presidente Nezinho Bonfim. Torcedor do Santos FC., tem como ídolo o Robson de Souza, o "Robinho", segundo ele "um jogador habilidoso e diferenciado".

Quanto ao Marião, foi um atleta exemplar, aplicado em campo, um típico zagueirão raiz do suíço. Teve uma bonita carreira nos times que defendeu, deixando seu nome marcado na história do futebol garcense.