sexta-feira, 20 de novembro de 2015

`Recordar é Viver: Túlio Calegaro, o adeus dos amigos´





Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Na semana passada a coluna recordou um pouco da do esportista Antonio Tertuliano Calegaro, que faleceu na última semana, reproduzindo a bonita crônica do são-paulino João Marcos Roldão. E a repercussão foi tamanha, que muitos comentários foram postados na net. Isto mais uma vez veio comprovar o quanto o Túlio Calegaro era admirado por todos em nossa comunidade. Com certeza deixou um legado entre nós, principalmente nos alunos da Escolinha de Futebol Juventinho. 

A seguir reproduziremos algumas das postagens, como forma de  continuar homenageando o Túlio Calegaro. Do Luiz Carlos Gomes de Sá: “Garça perde uma de suas personalidades do futebol”. Marcos Antonio Gonçalves Roldão “Um dia muito triste na vida dos verdadeiros esportistas garcences, aqueles que sempre admiraram o Túlio”. Celso Luiz Ramos: “o Túlio que eu conheci criança e levei para dar os primeiros chutes na bola”. Eduardo Davi Loureiro: “Perdi um grande amigo de muitos e muitos anos, a cidade perdeu um grande desportista”.

José Augusto Fernandes: “que notícia triste, tão querido na cidade e foi tirado de nosso convívio. Mas Ele sabe o que faz. Túlio, agora você vai ensinar os anjinhos lá no céu a jogar bola”. Gumercindo Ticianelli Júnior: “Uma perda pro esporte e toda a família. Túlio, nunca esqueceremos do que fez”. Edna Zanini: “o Túlio sempre foi muito querido. Ele dizia que quando criança o Laércio era seu ídolo no futebol, descanse em paz”. Joatan Loureiro: “ joguei com o Túlio no Ipiranga e Frigus, dois dos maiores times do futebol amador garcense. Só tenho boas lembranças. Cumpriu aqui na terra de forma simples, mas com a grandeza que deve conduzir cada um de nós”. Crisão Policinani da Silva: “nosso esporte perde um grande homem, um amigo, um caráter diferenciado”.

Da Solange Sol: “nosso grande guerreiro, descanse em paz”. Luiz Antonio: “meu grande amigo, dentro e fora dos gramados”. Álvaro Santana: “vai com Deus meu amigo, ele está te esperando. Você vai estar sempre do lado dele, porque você era um ser humano notável”. Niel Amorim: “nossos sentimentos a família, que perdeu um grande homem e nós perdemos um grande amigo. Pode ter certeza, de onde estiver, este ícone estará intercedendo por nós. Se a terra está mais triste hoje, garanto, conhecendo esse nosso amigo, o céu está em festas”.

Nilson Bastos Bento: “Lamento profundamente. Guardo a imagem do atleta e desportista que muito fez pelos jovens através do futebol. Será sempre lembrado como um verdadeiro cidadão garcense”. Antonio Rodolfo Devito: “que tristeza, jogamos juntos no Garça FC. Era um companheiro leal e que prestou um grande trabalho com a garotada do Juventinho”. Jose Anchieta Tavares: “Meus sentimentos aos familiares do grande Homem, Túlio. Foi meu companheiro de escola, no Colégio Comercial de Garça. Fomos campeões pelo campeonato de futsal interclasses”. Oscar Shimabukuru: “para fim foi um prazer ter jogador junto com esta fera, ele vai reforçar o time lá das alturas, boa viagem, Deus te espera”.

Nos flagrantes, Túlio Calegaro comandando o time de futebol de salão (futsal) do Paulistinha, campeão mirim nos anos de 1975/76. A prova de que exerceu com dedicação e carinho esta função por  mais de 40 anos. Em pé da esquerda para direita: Túlio Calegaro, Marquinhos, Dinho Crudi, e Fernando Tedesco. Agachados: Mark, Precípito, Sete e Paraná. Com a Comissão Organizadora, que por muito tempo, comandou o futebol suíço: Túlio Calegaro, Álvaro Chagas, Tico Cassolla e Galdino de Almeida Barros. Em foto mais recente, com o amigo e colaborador Luizinho Andrade. Como diria o ex-locutor esportivo Fiori Giglioti, “o Túlio Calegaro,  “subiu” e foi jogar futebol lá no céu. Mas ficará por todo o sempre incrustado no carinho, no coração, na ternura e na sinceridade do nosso cantinho da saudade”.