sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Recordar é Viver: "Irmãos Takiuti, a arte da fotografia"











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


No último dia 19 de agosto foi comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Uma obra de arte, de sensibilidade, que vai muito além de um simples apertar de um botão (clique). É o registro de um momento, de uma imagem ou uma cena escolhida pelo olhar atento de um fotógrafo. E na fotografia é possível congelar um movimento que jamais poderá ser alterado. Fotografar é a arte de eternizar momentos. 

Em se falando de fotografia em Garça não podemos esquecer dos irmãos Álvaro e Mário Takiuti, proprietários do “Arte Foto Takiuti”, que funcionou entre os anos de 1.950 até 2.000, portanto, meio século na magia das fotos. A história da fotografia passou, literalmente, pelos “cliques” ou “flashes” dos irmãos Takiuti. A maioria das fotos que hoje vemos, ou circulam nas redes sociais, com predominância das “preta e branco”, se deve aos dois fanáticos palmeirenses. Acima de tudo apaixonados pelo mundo encantando da fotografia.

Tudo começou no idos de 1.947, quando juntamente com os pais, chegaram em Garça, onde a lavoura do café estava em expansão. O pai adquiriu a Máquina Brasil (atual Cerealista Garça, do Toninho Peres, na Av. Dr Labieno da Costa Machado) para beneficiamento de arroz. O Álvaro já admirava fotografia. Resolveu então se aprofundar no ramo. De início resolveu estudar em Marília, e depois em Lins, um centro famoso e renomado. Com o curso concluído, decidiu montar um estúdio de foto. No ano de 1.950 abriu o “Arte Foto Takiuti”, na Rua Carlos Ferrari, onde hoje é o Bazar Nakata. Não demorou muito e chamou o irmão Mário para trabalhar no foto. Depois daí se mudaram para a Rua Heitor Penteado, bem em frente a Casa de Carnes Garça, ao lado do antiga Estação Rodoviária. No ano de 2.000 encerraram as atividades. Mas deixaram um memorável trabalho, e o nome marcado na história de Garça. 

Com enorme saudade recordam dos bons tempos que iam registrando os acontecimentos da cidade. Dos vários eventos destacam em especial, os desfiles cívicos, do aniversário da cidade, casamentos, das grandes obras realizadas pela Prefeitura, de shows realizados no Cine São Miguel, etc. Três marcaram: a apresentação do cantor Chico Buarque de Holanda no Garça Tênis Clube. A inauguração do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. E o incêndio na loja A Pantera, bem no centro da cidade, na Praça Rui Barbosa, onde hoje fica Lanchonete Delícia Salgados. O Mário também se lembra das famosas fotos 3 x 4, que praticamente todo mundo tirava para usar num documento. Quem não teve uma na carteira? Quem nunca presenteou o namorado(a) com uma dedicatória no verso. Ou ia vê-las expostas na vitrine, uma ao lado da outra? 

Era um trabalho bem minucioso, com direito a retoques, para dar uma qualidade boa na foto. Já o Álvaro gostava mesmo era das máquinas de “retratos”. Dentre as várias que utilizou, duas são ótimas: a Rolleiflex e a Canon, de excelentes qualidades, que tiravam fotos perfeitas. Apesar da modernidade, os dois afirmam que a fotografia em papel jamais poderá ser esquecida. Quem não tem um álbum com uma exposição delas? Como bem disse o meu amigo corintiano Enéas Filho: “Por tudo que fizeram, registrando os fatos simples e marcantes da cidade, os irmãos Álvaro e Mário Takiuti, merecem um reconhecimento maior, uma homenagem da comunidade garcense. A história de Garça foi devidamente registrada por eles”. 

A ORIGEM DA DATA: A escolha de 19 de agosto para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, se deve a invenção do “daguerreotipo”, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção. O aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce, que havia criado a héliographie alguns anos antes. Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Outra data importante: 8 de janeiro é comemorado o dia do fotógrafo, aquele profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo. Estudos revelam que a primeira câmera fotografia chegou ao Brasil em 8 de janeiro de 1.840. A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.