quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Recordar é Viver: " Um gaúcho/garcense ou um garcense/gaúcho?"

 

Tico Cassolla e Giovani Palharini, o Gaúcho, em visita a Garça

Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Giovani Palharini, em Garça mais conhecido por "Gaúcho", esteve visitando Garça, revendo familiares e amigos. Um meia atacante, finalizador e goleador, natural de São Leopoldo/RS, que jogou no futebol suíço de nossa cidade entre outubro de 2006 à outubro de 2012.

Em campo desfilava com aquela raça gaúcha, digna de um apaixonado pelo futebol, torcedor fanático do "Imortal" Grêmio. Assim que chegou em Garça, para trabalhar na JAVEP, enturmou-se facilmente com a boleirada das "peladas" e no futebol suíço. Começou jogando no Pereira Usinagem, do Miro, depois no Unidos, Lanchonete São Lucas e Juventude. Até que em 2008, fundou juntamente com o saudoso Bacanão, o time do Grêmio Futebol Garcense para disputar o suíço.


Giovani no Grêmio de Futebol Garcense;
Em pé, da esquerda para direita: Zara (massagista), Xandão goleiro, Serginho, Vartinho, Bacana e Bacanão (técnico);
agachados: Sandrinho, Armandinho, Gaúcho, Cabo João e Marquinho Olodum

E olha que fizeram bonito, mesmo sendo uma equipe novata. Para manter a forma física, ia todos os sábados jogar na sede campestre da AABB/Associação Atlética Banco do Brasil. Recentemente esteve na AABB, disputando uma "pelada" e não deixou por menos, relembrando os velhos tempos: "Fiz só 6 gols, em mais uma atuação impecável, no melhor estilo Luizito Soares. Saí aplaudido de campo", gabou-se.

No final de 2012 retornou para o Rio Grande do Sul, indo morar em Torres. Segundo o Giovani "uma cidade litorânea, onde fica a praia mais bonita do estado". E ainda continua batendo aquela bola redondinha com os amigos gaúchos, isso toda semana. Aproveitando as férias, não pensou duas vezes, em visitar Garça, "Uma cidade que adoro, fiz muito amigos, está no meu coração".

Acompanhado da esposa Alessandra, esteve visitando a netinha Júlia, o filho Diego "Gaúcho", casado com a Leya Nogueira.


Gaúcho na Arena do Grêmio, na estreia de Luizito Soares, quando o uruguaio marcou três gols, na decisão da Recopa gaúcha, em 18 de janeiro de 2.023


O filho Diego, o técnico gremista Mano Menezes e Gaúcho

Voltando ao futebol, o Giovani "Gaúcho" é fiel torcedor do Grêmio, "Estou sempre com o meu tricolor imortal". E tem como ídolo no futebol: Renato Portaluppi. Que suas férias, Giovani, tenham sido "Tri Legal" em terras garcenses, Bah !!!