terça-feira, 9 de setembro de 2014

Há 10 anos, Garça conquistava a primeira medalha da história nos Jogos Abertos, adivinha com qual modalidade?


Equipe que entrou para a historia ao quebrar tabu de quase sete décadas
O mês de setembro faz parte da história do esporte garcense. Exatamente há 10 anos, nossa cidade conquistava, pela primeira vez em 68 anos, uma medalha em modalidade oficial dos Jogos Abertos do Interior, competição organizada em São Paulo desde 1936. O autor da façanha foi o basquetebol, que cumpriu uma campanha inesquecível em Barretos, que será lembrada hoje pelo Comarca de Garça.
A página inesquecível começou a ser escrita nos Jogos Regionais daquela temporada, realizados em Ourinhos. A classificação foi obtida após a medalha de ouro que veio para Garça com a vitória na decisão frente Pompeia, 79 x 55. “Vencemos todos os jogos, sempre com vantagem superior a 20 pontos. Na decisão batemos Pompeia que contava com atletas do sul do país e com passagem pelo Pinheiros”, recorda-se o técnico Marco Antonio Morais, que conduziu a equipe ao primeiro lugar do pódio, que, pelo regulamento, era a única oportunidade de classificação para a `Olimpíada Caipira´.
Nos Jogos Abertos, após derrota nas semis, Garça partiu para cima de Mogi das Cruzes, que tinha parceria com o Corinthians. Venceu com relativa tranquilidade e faturou o bronze inédito. “Foi um momento único. Tenho muito orgulho de ter contribuído para quebrar um tabu que durava 68 anos. Mas cumprimos o nosso papel e escrevemos uma história que nunca será apagada de nossa memória”, finalizou o treinador.


Premiação após o título conquistado em Ourinhos/04: Regionais são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior
 
Eles tiveram o nome eternizado: Carlão, Kléber, Renatão, Rodrigo, Diogo, Castellon, Diego, Michel e Rodolfo

Marco Antonio Morais foi o treinador na inesquecível campanha que está completando uma década

Elenco passou por dificuldades, mas conseguiu atingir o pódio após muita superação
Disputando o Campeonato Paulista Juvenil promovido pela FPB, Garça integrava a Cat. 21. Devido ao nível técnico do estadual, alguns atletas não apresentavam condições físicas, desfalcando o elenco que contou apenas com nove atletas. Mesmo assim, foi passando pelos oponentes, caindo apenas na semifinal, que foi diante de Piracicaba. Na decisão do bronze contra o Corinthians/ Mogi estiveram em quadra: Renatão (23), Diogo (19), Castellón (9), Michel (8), Rodrigo (7), Carlão (7), Diego (2) e Kléber (2). Completava o elenco, o armador Rodolfo. A seguir, a campanha em Barretos/2004:

1ª fase –
Garça 68 x 57 Corinthians/Mogi das Cruzes
Garça 81 x 63 São Paulo FC/Guarulhos

Quartas de final –
Garça 55 x 51 Fernandópolis

Semifinal –
Piracicaba 88 x 70 Garça

Decisão – Medalha de bronze
Garça 77 x 67 Corinthians/Mogi das Cruzes


Michel, um dos destaques daquela equipe: hoje atua em Campo Mourão-PR
 
Renatão: pivô mariliense que foi o cestinha no jogo que valeu o bronze

Rodolfo e Diego: muita historia e conquistas pelo basquetebol garcense

Medalha levou Garça a uma colocação inédita nos JAI´s
O bronze não serviu apenas para derrubar a escrita de quase sete décadas sem pódios nos Jogos Abertos do Interior. Também levou Garça a cumprir a melhor campanha de todos os tempos, terminando em 35º lugar, entre 177 municípios inscritos.
Para ter uma ideia da importância do resultado, a cidade-sede, Barretos, foi apenas a 41ª colocada no geral. Nossa cidade ainda obteve uma colocação superior a Assis (38º) e Paraguaçu Pta. (44º), concorrentes dos Jogos Regionais.
Depois do terceiro lugar em Barretos, o basquetebol ainda subiu ao pódio em outras três oportunidades, sendo prata em Botucatu/05 e São Bernardo do Campo/06. Também repetiu o bronze em São Caetano do Sul, em 2009, tornando a modalidade que mais medalhas trouxe para Garça em 78 anos de disputas dos Jogos Abertos do Interior.


No ano seguinte, subiu um degrau no pódio, com a prata em Botucatu
 
Elenco campeão dos Regionais/09, que faturou o bronze em São Caetano do Sul, na última vez que Garça conquistou uma medalha nos Abertos