sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Recordar é Viver: "Garcense Joy foi o descobridor do `santo´ palmeirense"










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Hoje completamos a série de quatro matérias da Sociedade Esportiva Palmeiras, em homenagem ao centenário. E para encerrar com chave de ouro, nada melhor do que falar um pouco da carreira do goleiro Marcos Roberto Silveira Reis, o “São Marcos”, um dos maiores ídolos recentes do “Verdão”.
Tudo porque a história tem a ver com um ilustre garcense, responsável direto pelo descobrimento do guapo, idolatrado pela torcida palmeirense e admirado até mesmo pelos torcedores adversários.

Esta historia começou na cidade de Oriente, quando o Joaquim Ferminiano Novaes, o “Joy”, viu no garotinho potencial para ser um grande goleiro, logo no primeiro contato. Chegou para o Marcos, falou curto e grosso: “Eu vou te levar para um time. Vou falar com meu irmão Neno, que está em Lençóis Paulista. Se ele não quiser, eu vou te levar pra qualquer time”. Não deu outra, após uma rápida passagem na Lençoense, foi contratado pelo Palmeiras, a um preço “muito caro”, uns pares de chuteiras e uniformes. Depois todo mundo já sabe o que aconteceu.

No Palmeiras “São Marcos” jogou entre os anos de 1992 a 2011, disputando um total de 532 jogos, com 256 vitórias, 146 empates e 130 derrotas. Recebeu 20 cartões amarelos 20 e 3 vermelhos.
Voce pode estar duvidando disto. Quer confirmar, é só assistir ao `DVD- Santo Marcos´ (foto), lançado recentemente.

O GOLEIRO JOY – Apesar de nascido em Marília, se considera um garcense nato,  de coração e alma, onde reside desde o ano de 1998.  Joy começou como goleiro nas equipes de base do Marília Atlético Clube (Maquinho), no início da década de 70, jogando ao lado das revelações Jorginho Putinati e Márcio Rossini. O técnico era Isaac Elias Farat, depois Walter Zaparoli. Lembra que Pupo Gimenes, era o responsável pelo departamento de futebol amador. Depois, na equipe principal do MAC, teve como treinador dom Filpo Nunes, o argentino responsável pela montagem da memorável academia do Palmeiras (anos 60). Na época o goleiro titular do MAC era Zecão, vindo da Portuguesa (Lusa).

Jogou ainda no Bragantino, Sertãozinho, por várias temporadas. Encerrou a carreira em Marília, desta feita jogando pelo São Bento. Com a experiência adquirida passou a ser treinador de goleiros, trabalhando com destaque no Paraguassuense, Nacional (São Paulo) e Internacional de Limeira.
Seu último clube foi o Garça, nas temporadas de 1.999/2.000. Atualmente Joy trabalha com reciclagem e serviço de atendimento em Buffet.

Recordamos o Maquinho do ano de 1.975. Em pé da esquerda para direita: Foguinho, Zelão, Ely, Cido, Wagner e Joy; Agachados: Jorginho Putinati, Marinho, Dadá, Larry e Abel. Numa das fotos veja o Joy dando seu depoimento no DVD, dentre tantas personalidades do esporte nacional sobre a carreira do consagrado goleiro “Santo Marcos”, que no próximo mês de novembro terá um busto, em solenidade comemorativa aos 100 anos do Palmeiras.

O DVD, diga-se de passagem, mostra a história emocionante de um menino do interior, da roça, dedicado e com paixão pela bola, alcançar o sucesso como goleiro, e se sagrar campeão mundial pela seleção brasileira (2002). Tornou-se ídolo de todos os amantes do futebol pelo jeito humilde e descontraído dentro e fora de campo, por ser um exemplo de amor à camisa em uma época de profissionalismo exagerado.