sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Recordar é Viver: "Os grandes times do rádio garcense"












Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Na ultima quinta-feira (dia 25) foi comemorado o dia do rádio. E convenhamos, o radio sempre esteve ligado ao futebol, levando informação e principalmente emoções nas transmissões esportivas. Outrora o rádio era o principal meio de comunicação do torcedor. Em toda casa havia um aparelho receptor. Sem falhar nos radinhos de pilhas que cada torcedor tinha e levava nos campos para acompanhar “ao vivo” as jornadas esportivas. O progresso chegou ao mundo esportivo, seja através da televisão e agora da net, mas o glamour do rádio ainda continua, colocando o torcedor  a par de tudo o que acontece com o seu time favorito, recheado de informações e emoções.

 Neste embalo, a coluna recorda dois times que marcaram época, formados por funcionários e amigos da Rádio Clube de Garça e da Rádio Centro Oeste Paulista.  Quem não se lembra do famoso Expressinho RCG (Rádio Clube de Garça), do início dos anos 70, um dos precursores do futebol suíço garcense. Em pé da esquerda para direita: Nilson Bastos Bento, José, Burigato, Zé Abrão, Clodoaldo José Serzedelo, Ali Darouge e João Trinca; Agachados: Torete, Iraldo Lorenzeti, Mário Tomita, Luizinho e Israel "Corinho".

Os craques da “latinha” e também da bola posaram para a posteridade do campo de “pelada” que existia no interior do bosque municipal, bem no local onde hoje está a sede da SAMA – Secretaria Municipal de Agricultura  e Meio Ambiente. Foi ali que começou o futebol suíço em Garça.
Na outra foto, mais recente, do ano de 1.985, o time da Rádio Centro Oeste Paulista. Em pé da esquerda para direita: Nilson Bastos Bento, João Carlos Camacho, Jota Pedroso, José Henrique, Roberto Dias, Pedrinho e Clodoaldo Serzedelo. Agachados: Fernando (filho do Nilson Bastos), Roberto “Picão” Pereira, Reginaldo, Chiquinho Neto e George Antonio.

O fotógrafo foi o também radialista Paulo Scutari. A grande ausência foi o  corintiano Paulo Pereira, que estava entregue ao DM. O Paulo Pereira era um atacante goleador e implacável. No jogo anterior, fez nada mais, nada menos que 7 gols, e depois de marcar o ultimo, foi “caçado” pelos beques contrários e saiu contundido. Ficou seis meses no estaleiro. No flagrante veja como está o “PP”, entrevistando o ex-árbitro (e sempre polêmico) Moisés Rodrigues Santana.

Dia do Rádio: No dia 25 de setembro, data de nascimento de Roquete Pinto – o “pai do rádio brasileiro” -, comemora-se o Dia do Rádio. Em 1923, Roquete Pinto fundou a primeira emissora do País, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos. A primeira transmissão radiofônica em terras brasileira, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado (RJ), para veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Por outro lado, o dia do radialista era comemorado no dia 21 de setembro. Mas a Lei nº 11.237, de 14/07/2.006, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para o dia 07 de novembro, em homenagem ao músico e radialista Ary Barros, um dos grandes nomes do rádio brasileiro. E no dia 07 de junho de 1.947 foi assinada a licença permitindo a instalação da Rádio Clube de Garça. O primeiro estúdio funcionou na Rua Heitor Penteado, nº 173, onde hoje está instalada as Lojas Princesinha (andar superior). Como diria Roquete Pinto: “O rádio é o jornal de quem não sabe ler, é o mestre de quem não pode ir à escola, é o divertimento gratuito do pobre".