terça-feira, 23 de setembro de 2014

Destaque Esportivo: "Uma geração vitoriosa que alcançou o ápice há 10 anos"


O capitão Mário Neto, em Araçatuba/2044, recebendo o troféu pelo título estadual
Prestas a completar 10 anos do título estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, a geração de atletas do basquetebol que conquistou o Campeonato mirim em 2004, em Araçatuba, é o `Destaque Esportivo´ de hoje. Nascidos em 1990/91, eles alcançaram uma memorável conquista que lhes rendeu uma primazia única na história do esporte garcense: representar o Estado de São Paulo nos Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília.
Vivendo o seu apogeu naquela temporada, o basquetebol garcense, representando pelo CSA/Objetivo, foi literalmente `atropelando´ os adversários nas fases preliminares.
Placares centenários iam surgindo, oponentes foram tombando e, com incrível facilidade, aquele geração fantástica de atletas venceu as fases sub-regional e regional, sem que sofresse em nenhum confronto, mais de 30 pontos. Foram mais de 400 pontos em quatro jogos, com a defesa sequer tomando uma centena deles. Surgia ali o grande campeão do Estado, mesmo ainda tendo que disputar a final do Estado, marcada para Araçatuba, com os campeões de cada região esportiva de São Paulo.


Os atletas do basquetebol mirim/2004: Abdul, Tadeu, Bruno Jorge, Eliakim e Mário Neto; Júlio César, Alex Kikuti, Arthur Galvão e Rodrigo Pedroso

Da quadra para a historia esportiva da cidade: momento da premiação feita em Araçatuba, há 10 anos

Uma geração incrivelmente vencedora que, retornando a Garça, conquistou o título da ABOP naquele ano

Em Araçatuba, seis jogos e título invicto e inédito
A historia não foi muito diferente na final estadual. Araraquara, Ituverava, Limeira, Santos e Araçatuba, foram caindo, um a um, sem conseguir frear o ímpeto dos garcenses, que foram chamando a atenção de todos, levando, a cada jogo, um público cada vez maior aos locais de competição.
Na decisão frente Araçatuba, uma ruidosa torcida contrária se fez presente, mas logo se calou ante à superioridade do time do prof. Marco Antonio Morais.
Aliás, o treinador se lembra de uma grande curiosidade naquela competição: “Vencemos Araçatuba logo pela manhã, conquistando os JEESP`S, num sábado. À tarde, enfrentamos Ourinhos, campeão da Olimpíada Escolar, para a decisão sobre quem representaria São Paulo em Brasília. E voltamos a vencer. Foram duas decisões e dois títulos no mesmo dia”, recorda-se, com enorme satisfação.
No Distrito Federal, Garça enfrentou o representante de Sergipe, alcançando uma vitória tranquila, além de ser derrotado pelo Mato Grosso. Na ocasião, como o regulamento permitia apenas 10 atletas inscritos, o time teve que atuar com um atleta a menos, pois o ala/armador e capitão do time, Mário Neto, teve a infelicidade de sofrer uma fratura no braço, no treinamento realizado em Brasília antes da estreia.

Campanha – Mirim/04
Fase sub/regional –
RCG/CSA/Garça 52 x 26 Cristo Rei/Marília

Fase Regional -
RCG/CSA/Garça 131 x 16 Adelaide/Ourinhos
RCG/CSA/Garça 96 x 21 Assis
RCG/CSA/Garça 158 x 25 P. Prudente

Final Estadual – Araçatuba
RCG/CSA/Garça 122 x 5 Araraquara
RCG/CSA/Garça 87 x 10 Ituverava
RCG/CSA/Garça 69 x 35 Limeira
RCG/CSA/Garça 75 x 39 Limeira
RCG/CSA/Garça 59 x 20 Araçatuba

Decisão – JEESP´s x Olimpíada Escolar
RCG/CSA/Garça 56 x 32 Ari Correia/Ourinhos


Alguns dos campeões estaduais que tiveram o privilégio de representar São Paulo nos JEB´s: Tadeu, Abdul, Mário Neto, Eliakim, Bruno Jorge e Arthur Galvão
Uma geração que deixou muita saudade
Os atletas nascidos em 1990/91 formaram uma das `safras´ mais vitoriosas de que se tem notícia. Além dos JEESP`s, caracterizou-se por sempre faturar os certames regionais promovidos pela ABOP-Ourinhos, garantindo o direito de disputar o Inter-Ligas em todas as temporadas em que atuou. Chegou a conquistar o bronze no infantil/05 do interior da FPB, ficando atrás apenas de Limeira e Franca. Disputou o Paulista infanto-juvenil do ano seguinte, além do cadete/07, quando se despediu das quadras.


Limeira/2005, infantil que se tornou medalha de bronze no Campeonato Paulista do Interior, promovido pela FPB

Em todas as temporadas que disputou competições regionais, elenco levou o título máximo

Base do infanto/06, que disputou o Campeonato Estadual da Federação Paulista, o mais difícil do Brasil