sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Exclusivo: o regulamento da Olimpíada Escolar


O regulamento da II Olimpíada Escolar já está com os professores de educação física. Algumas mudanças referentes ao ano passado foram indicações dos próprios participantes. Confira-o na íntegra:

Regulamento Geral – II Olimpíada Escolar Garcense/2.011

Escolas estaduais e/ou particulares

I - DA REALIZAÇÃO:

A Olimpíada Escolar Garcense, em sua 2ª edição, voltada para os estabelecimentos de ensino da rede estadual e particular, será realizada entre os dias 26 de agosto (abertura) ao dia 6 de setembro, no naipe masculino e feminino.

II - DA COMPETIÇÃO:

Artigo 1 – Da OLEG – 2011, podem participar os alunos matriculados regularmente na redes estadual e particular e que se encaixem na faixa etária determinada: pré-mirim (1999/00), mirim (1997/98) e infantil (1994/95/96).

Artigo 2 – As competições serão disputadas com pontuação independente entre si. 

Artigo 3 – As equipes deverão se apresentar uniformizadas para as competições visando o bom andamento das mesmas. 
  
III – DAS MODALIDADES
Artigo 4 – A OLEG - 2011 será disputada nas seguintes modalidades: atletismo (m/f), basquetebol (m/f), dama (m/f), futebol (masculino), futsal (m/f), handebol (m/f), tênis de mesa (m/f), voleibol (m/f) e xadrez (m/f). Como ‘modalidade-extra’, a natação (m/f).

Artigo 5 – As modalidades obedecerão às seguintes regras:

Atletismo – As provas serão as seguintes: 4 x 50 (pré-mirim); 4 x 100 (mirim/infantil); salto em extensão e revezamento 4 x 50 (pré-mirim); 4 x 100 (mirim/infantil) e 400 metros rasos (infantil). É importante acentuar que:
- Nas provas dos 50 e 100 metros rasos, podem ser inscritos dois (2) alunos por escola. Haverá eliminatória com os melhores tempos se classificando para a final;
- No salto em extensão, cada escola poderá competir com dois (2) alunos. Cada um poderá saltar duas vezes, sendo descartada a pior marca;
- No revezamento cada escola compete com uma única equipe;
- Na prova dos 400 metros rasos, as escolas participarão com um único representante (m/f).

Basquetebol – Dois (2) tempos de 10 minutos de duração. Empate, prorrogação de três (3) minutos. São cinco (5) alunos que começam a partida. Mínimo de quatro (4) atletas para iniciar o jogo.

Dama – Três tabuleiros, um contra o outro, com o vencedor precisando de dois resultados positivos. É obrigatório “comer” a peça adversária quando houver oportunidade. Número mínimo de dois (2) participantes. Nesta situação, o oponente já entra vencendo por 1 a 0.
# É OBRIGAÇÃO DOS PARTICIPANTES SE APRESENTAREM PARA OS JOGOS COM OS TABULEIROS E PEÇAS;

Futsal (m/f) – Dois (2) tempos de 10 minutos. Empate, pênaltis alternados em nº de três (3), não podendo ser o mesmo batedor. Novo empate, cobranças alternadas, até que se conheça o vencedor. Número mínimo de atletas: cinco (5). Na decisão, o jogo terá duração de 30 minutos apenas no mirim e infantil.

Futebol masculino – Dois (2) tempos de 15 minutos. Empate, pênaltis alternados em nº de três (3), não podendo ser o mesmo batedor. Novo empate, cobranças alternadas até que se conheça o vencedor. O número de atletas para início de cada partida – disputada nos campos de futebol suíço – será de nove (9) para mirim e infantil e dez (10) para o pré-mirim. O número mínimo será de sete (7) e oito (8), respectivamente.
         
Handebol – Número de participantes: sete (7), incluindo o goleiro. Serão utilizadas as marcações do futsal. O handebol terá duração de dois (2) tempos de 10 minutos. Algumas regras serão adaptadas do basquetebol, como “andar”, “duas saídas” e “bandeja”. Em caso de empate, penalidades máximas (tiros livres) da marca do lance-livre em número alternado de três (3). Permanecendo a igualdade, pênaltis alternados até que se conheça o vencedor. Número mínimo de alunos para iniciar a partida: cinco (5).

Tênis de mesa – Um participante de cada escola por categoria. Melhor de três sets até 11 pontos, com diferença mínima de dois (2) pontos.

Voleibol – Melhor de três sets – cada set até 15 no pré-mirim, 21 no mirim e 25 no infantil -, com diferença mínima de dois (2) pontos. O tie-break, se necessário, terminará em 15 pontos, com diferença mínima de dois (2) pontos. Número mínimo de alunos: cinco (5).

Xadrez - Três tabuleiros, um contra o outro, com o vencedor precisando de dois resultados positivos. Número mínimo de dois (2) participantes. Nesta situação, o oponente já entra vencendo por 1 a 0. No xadrez, participam apenas os alunos da categoria mirim e infantil.

Natação – Modalidade-extra, sem contar pontos para a classificação geral. Porém, cada unidade que disputar, vai faturar o ponto de bonificação. Será a única modalidade onde os competidores receberão medalhas individualmente. As provas que serão realizadas na piscina do Centro Esportivo e Social – defronte ao ginásio Wilson Martini -,serão de 25 metros livre, masculino e feminino.
   
IV - DAS DISPUTAS:

Artigo 6 – Em todas as modalidades, exceto atletismo e natação (modalidade-extra), as competições serão eliminatórias (perdendo, estará fora). Não haverá disputa de 3ª lugar, pois campeão e vice “puxarão” as demais posições.

Artigo 7 – A pontuação em cada modalidade será a seguinte:
1º) lugar :  13 pontos
2º) lugar :  8 pontos
3º) lugar :  5 pontos
4º) lugar :  4 pontos
5º) lugar :  3 pontos
6º) lugar :  2 pontos
# Haverá um ponto de bonificação para cada equipe por modalidade disputada, independentemente de sua colocação.

Artigo 8 – Para efeito de definição da classificação geral, serão somados os pontos conquistados pelas equipes em todas as provas. Tanto no masculino quanto no feminino, os três (3) primeiros colocados, receberão troféus (escola) e medalhas (alunos). A entrega da premiação acontecerá em data a ser definida pela organização. A inscrição dos alunos dar-se-á através de relação nominal por categoria, em papel timbrado do estabelecimento, com assinatura da Coordenação ou Direção.

Artigo 9 – Em caso de WO (não comparecimento) de uma equipe em qualquer modalidade em disputa, a mesma ficará alijada (desclassificada) daquele torneio, sequer levando o ponto de bonificação. Do início dos jogos (apenas o primeiro da rodada, em cada período), haverá um tempo de tolerância de 15 minutos. Após este prazo, a equipe será considerada perdedora por WO. “Nos demais jogos (a partir do segundo, em cada período) não haverá tempo de tolerância”.

Artigo 10 – Toda e qualquer dúvida referente a OLEG/2.011 deverá ser tirada pelos representantes das equipes, junto à organização.

Artigo 11 – Todos os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora em reunião extraordinária.

Artigo 12 – A OLEG/2.011 – II Edição - começará, oficialmente, no dia 26 de agosto, sexta-feira, a partir das 19 horas, no ginásio João Gonzáles. Cada estabelecimento deverá se apresentar com 10 alunos, uniformizados e com o banner ou bandeira de cada escola. Após o cerimonial haverá uma partida de futsal masculino infantil, envolvendo Antares e Nely C. de Andrade. As demais competições vão ocorrer a partir do dia 29 de agosto, segunda-feira.