sexta-feira, 17 de abril de 2015

Recordar é Viver: "Celsinho recebeu o troféu de artilheiro"







Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Finalmente o Celsinho, atacante do Independente, artilheiro do campeonato municipal de futebol suíço do ano passado, colocou a mão no troféu que conquistou no ano passado. O flagrante ocorreu no último sabado, e a entrega foi feita pelo  goleador Téia, do Vimec (foto), o maior artilheiro do futebol suíço de todos os tempos, com 7 troféus.  Como é sabido a final entre Independente x Os Piors (campeão), foi um jogo conturbado e cheio de lances polêmicos. Celsinho ao invés de receber o troféu, foi parar é no hospital.
Só que o feito do Celsinho merece um registro especial, até porque ele não é um atacante nato. Só que estava em  grande forma técnica. Aproveitando da ausência do Téia, contundido, desbancou outros atacantes, favoritos ao troféu, e marcou 30 gols. Celsinho hoje está no “DM”, mas voltará em breve, tanto é verdade que já fez uma aposta: vai marcar gols que o Téia. Será?

A carreira: Celso Felipe de Souza, é garcense de nascimento. Começou a correr atrás da bola cedo na Vila Manolo, nas equipes  treinada pelo Rivelino dos Santos.
Na Vila Araceli treinou com o Zé Marilia, e depois com o Dr. Adilson, dono do  Greminho, até que se mudou para Ibitinga. Na “Terra do Bordado” jogou na escolinha do Nei, ex-ponta esquerda do Palmeiras. Como se destacou logo de cara, foi para a Ferroviária de Araraquara, onde ficou por três anos. Até que recebeu uma interessante  proposta para jogar no Appoel Kfar Saba, de Israel, time da região da capital Tel Aviv. Após esta experiência no exterior, retornou ao Brasil, defendendo o Flamengo (Guarulhos), Garça, Inter de Limeira, União de Mogi das Cruzes e União Barbarense.
Na Garça participou da memorável campanha da temporada de 2.000, que terminou como vice-campeão da divisão “A-III”, quando o Azulão perdeu em casa, pelo placar de 1 x 0, para o Nacional (Capital).  

Recordamos  o Garça que entrou em campo, no primeiro jogo da final, no campo do Nacional, no empate em 1 a 1.  Em pé da esquerda para direita: Luciano, Erasmo, Júlio Cézar, Beto, Daniel e Júlio César (preparador físico). Agachados: Celsinho, Mauro César, Vital, Chokito, Webster e Santos.
Depois que parou com o futebol profissional, voltou as origens, jogando no amador pelo Vimec e Ferroviária. Em seguida foi para o suíço, ingressando no Flamengo, depois para o Vimec, onde foi tetra-campeão. No ano passado, acertou com o Independente, foi vice-campeão e artilheiro do campeonato.

Paralelamente, o `professor´ Celsinho comanda o “Projeto Futebol Com Fé”, para crianças com idade dos 4 aos 15 anos. No ano passado 90 crianças participaram das atividades, que visa não somente a ensinar futebol, como também interagir a garotada na sociedade como uma pessoa do bem.  Os treinamentos são realizados aos sábados, a partir das 16 horas, no campo anexo ao Ginásio “João Gonzalez”. Os times montados realizaram amistosos e participaram do campeonato da categoria promovido pela SEJEL. Segundo Celsinho, alguns jogos intermunicipais deverão ser acertados no decorrer do ano. Celsinho tem como auxiliar o esportista Luiz Guilherme e conta com a colaboração de amigos e alguns comerciantes.