terça-feira, 3 de novembro de 2015

SEJEL inova e promove `I Torneio de Bétia´


Gramado da concha acústica receberá a competição no dia 29 de novembro

Torneio será disputado em três categorias


Material para os jogos é muito simples e será cedido pela organização

Essa é uma das mais conhecidas e gostosas brincadeiras populares
`Bétia´, `Bétis´, `Bete´ ou jogo de taco. O nome varia de região para região. Mas o que importa mesmo é que todos que estão lendo este post, sabem da brincadeira que estamos falando. É aquela mesma que você está pensando: dois tacos, uma bola, duas latinhas ou `casinhas´, e muita concentração para rebater a bola quando ela é arremessada pelo adversário.
Buscando resgatar uma das brincadeiras mais conhecidas e gostosas da juventude de muitos, a SEJEL estará promovendo um inédito torneio, que terá vez no dia 29 de novembro, no gramado da concha acústica.
Três categorias estarão em disputa: 8 a 12 anos; 13 a 16 anos e categoria Livre. "Vamos montar três canchas no dia, para que todos tenham a máxima comodidade e os duelos aconteçam ao mesmo tempo", explica o secretário de Esportes, Sebastião T. Galego.
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na sede da SEJEL, à rua Maria Izabel, 398, bairro Labienópolis. Basta deixar o nome da dupla, idade e telefone para contato. As mesmas poderão ser realizadas até o próximo dia 20 de novembro.

Regulamento - Regras do torneio 

1 - Será feito um sorteio antes de cada partida, para se definir quem sairá rebatendo;
2 - A partida terminará em 24 pontos, impreterivelmente;
3 - Cada `corrida´ - inversão completa dos rebatedores, inclusive colocando o taco na marca ao lado da `casinha´ - valerá dois pontos. Caso o corredor consiga pegar a bola e jogar para o companheiro, os pontos não serão válidos se os rebatedores ainda não colocaram o taco na marcação ao lado da `casinha´; 
4 - Toda vez que os rebatedores estiverem com o taco fora da `casinha´, os adversários poderão jogar a bola para derrubar a mesma e assim, retomar os tacos;
5 - Três rebatidas para trás, `entrega a `bétia´; 
6 - Quando a rebatida é falha e o lançador consegue pegar a bola em qualquer local, ele tem a chance de jogar a mesma de novo. O rebatedor tem a possibilidade de colocar os pés à frente da `casinha´para protegê-la, mas apenas duas vezes;
7 - Três `pés´ entrega a `bétia´;
8 - Quando a bola é rebatida e vai para cima, qualquer um dos lançadores pode, com as palmas das mãos viradas para cima, gritar a palavra `vitória´ e assim retomar os tacos. Em nenhuma possibilidade, os rebatedores poderão atrapalhar a ação dos lançadores;
9 - As partidas serão disputadas em eliminatória simples, ou seja, perdeu, foi desclassificado;
10 - As duplas que ocuparem os dois primeiros lugares em cada categoria, receberão troféus, sendo que os terceiros colocados, medalhas. Não haverá disputa de terceiro, com os campeões `puxando´ os medalhistas de bronze.

A organização lembra que somente após a definição do número de inscritos é que será definido o horário de início das partidas. O sorteio dos confrontos acontecerá logo após o término das inscrições.