sexta-feira, 5 de julho de 2019

Recordar é Viver: "Exposição conta a história do futebol"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Está acontecendo na Galeria Municipal “Edith Nogueira Santos”, uma interessante exposição sobre a história do futebol, um dos esportes mais praticados em todo o mundo. 

Os amantes do esporte bretão poderão fazer um passeio pelo futebol brasileiro, feminino e também do Garça.  Todos sabemos que o brasileiro é um apaixonado pelo futebol, e a paixão que ele desperta é algo inimaginável. Não importa se é um atleta profissional, amador ou um simples torcedor. 

Também estão expostas camisas do Garça e dos principais times do futebol brasileiro, troféus e fotografias dos times, em especial um álbum com fotos do Garça ao longo dos anos. Para os que se acham “bom de bola” tem até um improvisado  chute a gol. A galeria está localizada na Rua Minas Gerais, nº 180, esquina com a Rua Barão do Rio Branco, bem no centro da cidade. O horário da visita é das 8 horas às 11 horas, e das 13 horas às 17 horas. Vale a pena conferir, principalmente pelo momento atual, onde o futebol profissional está renascendo na cidade com a volta do Garça Atlético Clube.

FUTEBOL EM GARÇA: O futebol profissional em Garça começou a ser praticado nos idos de 1.932, não se tem uma data precisa, constando o dia e o mês. Ao longo dos anos a agremiação teve os seguintes nomes: Garça Futebol Clube e Garça Esporte clube. No ano de 1.942 existia o Clube Atlético Brasil, que se juntou ao Garça EC. Posteriormente, no ano de 1.952 foi a vez da Associação Atlética Bandeirantes se unir ao Garça FC.  

Em 15/02/1.965 foi refundado o Garça Futebol Clube, procurando resgatar as suas origens, nas cores azul e branco, o temível “Azulão” da Alta Paulista. Os símbolos do clube: GEC e CFC dentro de um losango. Na década de 90 já teve como símbolo um garcinha voando. No início o Garça jogava no Campo de Vila Williams (se fosse hoje ficava em frente o Hospital São Lucas), a partir de 1.966 começou a mandar os jogos no Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. 

O futebol profissional sempre foi um grande divulgador do nome de Garça para todo o Brasil. Assim como revelou vários jogadores para o futebol brasileiro, sendo o principal o goleiro Waldir Peres, que se consagrou no São Paulo FC., além de ter disputado três Copas do Mundo: 1974, na Alemanha, 1.978, na Argentina e 1.982, na Espanha, como titular da jaqueta 1, na memorável Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Telê Santana.

Títulos do Garça: 1.968: campeão da 4ª Série - 1.969: campeão da 3ª Série - 1.969: campeão da 2ª Divisão do Estado - 1.984: vice-campeão da 3ª Divisão - 1.985: caçula da 2ª Divisão - 1.993: retorno à 2ª Divisão da Federação Paulista de Futebol - 1.994: 3º colocado da 2ª Divisão da F.P.F. - 1.995: vice-campeão da Série B1-B - 1.996: terceiro colocado da Série B1-A - 1.997: caçula da Série A-3.