![]() |
Kagueyama, Cassolla, Giacóia e Conessa, os garcenses em Pinhais/PR |
![]() |
Botonistas de várias partes estiveram presentes em Pinhais/PR |
Por Wanderley `Tico´ Cassolla
Foi realizado no último sábado (12), em Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR., o 1º Campeonato Brasileiro Amador Aberto de Pastilha, promovido pela Liga das Araucárias de Curitiba, que contou com a participação de 41 botonistas. Quatro botonistas da ADBG/Associação Desportiva dos Botonistas de Garça estiveram presentes: Marcelo Kagueiama, Michel Conessa, Tico Cassolla e Paulo Giacóia.
O evento que foi realizado no Ginásio Poliesportivo “Perdizes”, teve início às 10h, e terminou por volta das 18h, reunindo botonistas do Estado do Paraná, Santa Catarina, São Paulo/Capital e de nossa cidade de Garça.
A modalidade disputada é 12 toques, com pastilha e vidrilha de 45 milímetros. O quarteto garcense até que teve uma boa participação. O destaque foi Michel Conessa, que ficou em 3º lugar na Série Prata. Apesar de ainda novato na modalidade, jogoucom muita técnica e teve calma nos momentos decisivos. Por isto foi crescendo durante as disputas, principalmente no “mata-mata”, quando ganhou de dois difíceis adversários, fazendo por merecer a boa colocação.
Paulo Giacóia, foi eliminado na cobrança de pênaltis, nas quartas de finais (5 a 4). Estava vencendo por 2 a 1, e sofreu o empate no estouro do cronômetro. Tico Cassolla perdeu nas oitavas de finais (3 a 1), sendo também eliminado. Enquanto Marcelo Kagueiama, terminou como quarto colocado na Série Bronze. Importante destacar que os garcenses encontraram algumas dificuldades em se adaptar às regras usadas, que diferem em vários pontos das praticadas em nossa cidade. A mesa de jogos com dimensão menor, além do manuseio e toque da pastilha/bola usada, foi bem diferente das usadas em Garça.
Mas em nada que tirasse o brilho dos vencedores. Até porque os botonistas da Liga das Araucárias jogam muito, em alto nível. Possuem boa técnica, estão entre os melhores do Brasil. Com certeza mereceram as primeiras colocações e troféus.
![]() |
Michel Conessa foi o 3º colocado da Série Prata |
O grande campeão foi João Adriano, da Liga das Araucárias, que se consagrou o primeiro Campeão Brasileiro Amador.
A classificação final:
SÉRIE OURO:
1° Lugar - João Adriano - Curitiba/PR
2° Lugar - Tiago - Campo Magro /PR
3° Lugar - Neto - Curitiba/PR
SÉRIE PRATA :
1° Lugar - Vinicius - Curitiba/PR
2° Lugar - Günther - Araquari/SC
3° Lugar - Michel - Garça/SP
SÉRIE BRONZE:
1° Lugar - Halley - Curitiba/PR
2° Lugar - Juliano - Curitiba/PR
3° Lugar - Anthony Schön - Curitiba/PR.
Segundo Alexandre Schön, um dos organizadores do campeonato, “Foi um dia histórico, memorável para o futebol de botão no Brasil. Foi também um dia de muita festa, muitos jogos, confraternização, homenagens e amizades. Além dos tradicionais “Pro gol ou arruma aí o goleiro”. Eufórico, afirmou que “2026 promete muito mais, é logo aí, já projetando o 2º campeonato em nível nacional”
![]() |
A singela homenagem feita ao eterno botonista, Fábio Bonassa |
HOMENAGEM ESPECIAL: Um dos momentos marcantes foi a homenagem prestada ao botonista da ADBG, Fábio Bonassa, que faleceu recentemente, e tinha participação confirmada no campeonato. Antes de começar os jogos Fábio Bonassa foi exaltado, com sua camisa oficial de jogos fixada na parede, ao lado da bandeira da Liga das Araucárias. Uma placa foi entregue à delegação garcense, com os seguintes dizeres “Uma singela homenagem da Liga das Araucárias ao grande botonista Fábio Bonassa, por ter sido um esportista exemplo e um grande jogador e incentivador do nosso futebol de botão” - Pinhais/PR, 12 de abril de 2025.
Outro detalhe que merece registro: a excelente acolhida e receptividade dispensada à delegação de nossa cidade por parte de todos da Liga das Araucárias. Isto vem provar mais vez que o futebol de mesa é disciplina, amizade, respeito, lazer e convívio social. Como retribuição, os curitibanos ganharam kits com produtos da RB-Alimentos e Farinha Deusa, empresas genuinamente garcenses.