sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Recordar é Viver: "O garcense que conheceu o Beira Rio"

 

Carobino visitando o magnífico e organizado museu do S.C. Internacional 

Por Wanderley `Tico´ Cassolla

O garcense Carlos Henrique Carobino esteve recentemente, junto com a esposa Maria Inês, visitando o Estado do Rio Grande do Sul, passeando pelas cidades de Gramado, Canela e a capital Porto Alegre. Como um bom esportista, o Carobino aproveitou para conhecer o Estádio José Pinheiro Borda, o "Gigante do Beira Rio", do Sport Club Internacional, inaugurado oficialmente no dia 6 de abril de 1969. Além, é claro, de visitar o museu e conhecer a história, os troféus e conquistas do tradicional clube gaúcho, uma verdadeira glória do desporto nacional.


Carobino e Maria Inês, posando ao lado de duas das principais taças conquistadas pelo colorado gaúcho: Copa Libertadores e Mundial de Clubes de 2006


O Sport Club Internacional foi fundado no dia 4 de abril de 1909; "Segue a tua senda de vitórias
Colorado das glórias
Orgulho do Brasil" 

Na ocasião, Carobino ainda teve a oportunidade de ver fotos do famoso esquadrão do "Rolo Compressor", dos anos de 1940, que ganhou nada menos que oito títulos estaduais em 10 anos. Um dos destaques do time era o meia Adão Nunes Dornelles, o "Adãozinho", que residiu por vários anos em nossa cidade. Segundo o Carobino, "foi um visita pra lá de legal, tchê, que jamais será esquecida".


Abril de 1982: Carobino com a prancheta (à esq), quando era representante dos jogos do futebol suiço, época do "terrao raiz"; neste dia, nós atuamos de árbitro no campo da Padaria Estrela, na saída que vai pra Marilia, lado direito, onde hoje é o Distrito Industrial 

CAROBINO x FUTEBOL
: O Carobino sempre foi um apaixonado pelo futebol. Chegou a jogar bola em Garça, foi representante/observador de jogos e fervoroso torcedor do Garça FC. Jogava de médio volante, jaqueta 5, e também como uma meia direita mais avançado. Nos anos de 1980 foi campeão da 2ª Divisão, jogando pelo Operário, no campeonato disputado no Campo de Vila Manolo.

Ainda jogou pelo time da FEPASA. Depois no futebol suíço, defendeu os times do Alpha e Casa Oliveira. Até que em 1988 rompeu o ligamento cruzado do joelho e optou por "pendurar as chuteiras". Fora dos gramados é torcedor do Corinthians e tem como ídolo no futebol, o craque Sócrates.

CIDADE DE BAURU: Devido a afazeres profissionais, o Carobino mudou para a cidade "Sem Limites" em 1992, onde está até os dias atuais. Trabalhou no Banco Banespa e hoje é funcionário do Banco do Brasil, gerente na Agência Estilo. Também é professor universitário na FIB/Faculdade Integradas de Bauru. Paralelamente, apresenta o programa "Mundo Acadêmico", na TV FIB, canal 14 universitário da NET, abrangendo 42 cidades da região de Bauru.

Até o momento, em 16 anos de televisão, já apresentou em torno de 500 programas, entrevistando pessoas e personalidades, falando de assuntos atuais e de interesse geral. Apesar de estar em Bauru ĥá 33 anos, o Carobino jamais esquece de suas origens, sempre que pode vem passear aqui, e faz questão de divulgar o nome de Garça para onde vai, seja a passeio ou a trabalho