terça-feira, 18 de novembro de 2025

Recordar é Viver: "Uma família de campeões "

Fabiano, Cristiano e Juliano: campeões com o ECSL


Em pé o Fabiano e o Juliano agachado; início no futebol na escolinha do Roberto Bertuço, sendo que o Cristiano, à época, ainda era muito pequeno 


Fabiano, Cristiano, o patriarca Zirtinho e Juliano, em jogo festivo no Toyotão 

Por Wanderley 'Tico' Cassolla 

No domingo estivemos assistindo a final do Campeonato Municipal de Futebol Suíço entre E.C. São Lucas (campeão) x Os Pior, e um detalhe nos chamou a atenção:.no time do  São Lucas, três irmãos jogando e ainda por cima, começando como titulares: Fabiano, Juliano e Cristiano.

Convenhamos, uma situação difícil de encontrar hoje em dia. Os três são filhos do corintiano Zirtinho e pertencem à tradicional família Ramos, cujas raízes vem da Vila Manolo (atual José Ribeiro). 

Uma família recheada de esportistas, que há muito tempo, desde os anos de 1960, vem colaborando com o esporte garcense, mais notadamente no futebol. 

Quem não se lembra do Gerson, Edílio, Casinha, além é claro, do Zirtinho? Será que não esqueci de mais alguém? Com todos eles, o "prato principal" no domingo, sempre foi o futebol. Não sei de quem herdaram, mas todos jogaram muito, possuindo uma técnica apurada, tanto é verdade que, ao longo dos anos, envergaram as camisas dos melhores times da cidade.

E agora o trio de irmãos, a cada ano que passa, vai colecionando títulos e mais títulos. Nos dois jogos da final contra Os Pior - vitória de 1 a 0 e derrota de 3 a 1 -, os três jogaram muita bola, decisivos na marcação e objetivos nas jogadas ofensivas. O Juliano,  por exemplo, marcou um gol de craque, no ultimo domingo. Praticamente sem ângulo, após rebote do goleiro Léo, bateu de chapa e colocado, com muita precisão. Eu estava atrás do gol, e vi a curva que a bola fez para entrar no gol e balançar a rede.

Com certeza, os três: Fabiano, Juliano e Cristiano, foram peças fundamentais no inédito título conquistado pelo E.C. São Lucas. 

Há, e o pai Zirtinho não esteve no jogo final. Me falou que estava "gripado" e também para não sofrer fortes emoções, vendo os filhos em ação. Não posso deixar de mencionar, que todos os quatros são fervorosos torcedores do glorioso Corinthians Paulista. Também tenho que enaltecer que a família Pereira Ramos vem "cravando o nome" e fazendo história no futebol garcense.