Michel
Piauí
Castellón
Paulão
Pajé
Italo
Está começando esta semana o Campeonato Paulista adulto de basquetebol, o estadual mais forte de todo o país. A FPB confirmou a participação de 16 times que estarão se enfrentando em jogos bem equilibrados.
Garça não disputará o adulto, mas vários atletas que já passaram pelo basquetebol de nossa cidade estarão presentes no certame. Tendo atuado pela Sentinela do Planalto entre 2004 e 2006, o ala mato-grossense Piauí, 23, – é natural da pequena Pedra Preta -, que chegou a ser convocado na época em duas oportunidades pelas seleções brasileiras de base, defenderá o América de Rio Preto, time que é o atual campeão da Série A-II. O ala/armador Michel, 25, cuiabano que se destacou pela plasticidade nas jogadas, hoje atua pelo Internacional de Santos. Atuou em Garça no juvenil/04/05 e no adulto/06.
Tendo chegado de Várzea Grande em 2007 para disputar o infanto, o ala/pivô Marciel ganhou em Garça o apelido que lhe acompanharia por toda a carreira no basquetebol: Pajé. Foi campeão sulamericano infanto-juvenil naquele ano e ainda disputou o cadete no ano seguinte. Capitaneou a equipe medalha de bronze nos Jogos Abertos da Juventude de São Manuel/08, além de se tornar campeão cadete pela LBC e integrar as seleções infanto/07 e cadete/08 daquela entidade. Jogará por Jacareí, que retorna à elite do basquetebol paulista após muitos anos.
O ala Castellón, 26, natural de São José do Rio Preto, também esteve em Garça por três temporadas. Casou-se com a garcense, professora de educação física, Fernanda Barbosa, estabelecendo-se por aqui. Segue a sua carreira com brilhantismo, tendo defendido na última Liga Nacional o time de Bauru. Tinha tudo acertado com Assis, antes da equipe ter encerrado as atividades e não ter dado certo a parceria com Marília. Fechou com a boa equipe de Rio Claro, de tradição dentro do cenário nacional.
Seleção Brasileira
Revelado pela equipe infanto-juvenil, vice-campeã paulista de 2004, Paulo Sérgio Prestes, 23, talvez seja a maior revelação do basquetebol garcense. Foi descoberto por Marco Antonio Morais no final de 2003, através de indicação do armador Rodolfo Borges, que passeava por Rio Preto e viu aquele ‘rapaz gigante’ e logo perguntou a sua idade. Com 2,10, natural de Monte Aprazível chamou logo a atenção dos grandes times, com o COC/Ribeirão o levando em 2005. No final daquele ano, ainda cadete, foi convocado para o sul-americano adulto. Hoje está na Espanha e draftado pelo Minessota Timberwolves, da NBA. Faz parte do grupo que está treinando para o Pré-Olímpico da Argentina, que classificará duas equipes para Londres/12. “Apesar de toda a estrutura que nos era oferecida pelo patrocinador da época, não conseguimos segurá-lo. Sabíamos que ali estava um jogador de grande futuro”, finalizou Morais.
Outro atleta que passou por Garça, o ala/armador maranhense Italo, hoje está buscando sucesso no basquetebol universitário norte-americano. Esteve defendendo o glorioso e vitorioso ‘esporte da cesta’ nas temporadas de 2007/08/09.