sexta-feira, 27 de maio de 2016

Recordar é Viver: "Celso Rezende, campeão paulista pelo Santos"











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O Santos foi o grande campeão paulista deste ano, depois de ganhar na final do bom time do Audax. O clube peixeiro vem se especializando na conquista do certame paulista, tanto é verdade que jogou a oitava final seguida, e a nona nos últimos 10 anos. Até o momento foram 22 títulos, daquele que é considerado o melhor e mais disputado campeonato regional do Brasil.

A coluna homenageia um dos responsáveis pela memorável conquista santista, o preparador físico Celso Rezende, que mesmo não sendo garcense de nascimento, possui um grande laço de amizade em nossa cidade, principalmente com os esportistas. Sem falar que foi no Garça FC. que começou como preparador físico nas temporadas de 1986/87, numa carreira que está completando 30 anos, a metade na companhia do técnico Dorival Júnior. Celso Rezende tem total confiança do treinador, que para onde vai leva o preparador físico na sua comissão técnica.

Durante todos estes anos, Celso Rezende vem colecionando títulos. Em nível de estaduais, foram 3 com o Figueirense (Santa Catarina), 2 com o Santos (São Paulo), 1 com o Gama (Brasília), 1 com o Sport Recife (Pernambuco), 1 com o Internacional (Rio Grande do Sul) e 1 com o Coritiba (Paraná), além de um com o Jalesense, na segunda divisão São Paulo.

Sem falar nas outras conquistas: uma Copa do Brasil, uma Recopa com o Internacional de Porto Alegre em cima do Estudiantes da Argentina, um Brasileiro da série “B” com o Vasco da Gama e outro com o Sport Recife, uma Copa de Santa Catarina com o Joinville, e um título internacional, do campeonato nacional no Uzbequistão.

Nos dois flagrantes, veja o Celso Rezende posando com a Taça do Campeonato Paulista ganha pelo Santos. Numa das fotos, o Celsinho está de boné preto, sempre ao lado do fiel escudeiro, o consagrado técnico Dorival Júnior.

Na outra foto, no início de carreira, no Garça FC, na temporada de 1.987. Em pé da esquerda para direita: Laudesmir “Galo” Marangão (dirigente), Machado, Carlos Alberto "Mamela", Tuca, Paraná, Amarildo, Pilão, Celso Rezende (preparador físico), Panza Neto (dirigente), Antonio “Biga” Marangão (dirigente), Carlos Alberto "Bô" (treinador) e Jair Montemor (dirigente); agachados: Reginaldo "Linguiça", João Luiz, Parisi, Caia, Albino, Zé Luiz (massagista) e Ditinho Oliveira (treinador de goleiro).

Apesar do sucesso alcançado na carreira, jamais esquece de suas raízes. Sempre estamos conversando e falando de futebol pela internet. Celsinho não esquece dos tempos de Álvaro de Carvalho, quando jogou no time daquela cidade em competições regionais e no amador garcense. Dos vários amigos carvalhenses que jogou, em especial dos irmãos Peco e Artur, do Carlão, Natal, e do Henrique, este um ótimo jogador. Lembra com muito carinho da época que fez estágio no “Azulão” com o professor Ednalvo, do técnico Bô, dos jogadores Pilão (foto), Mamela, do Ditinho, treinador de goleiros. E também dos presidentes Antonio Rodolfo Devito e Antonio “Biga” Marangão, grandes colaboradores do futebol profissional garcense. Como bem diz o Celsinho: “a nossa essência carregamos com a gente sempre”.