terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Jogos Regionais de Marília: evento vai acontecer após 24 anos


Ginásio do Clube dos Bancários vai receber vários confrontos
Por Jornal Cidade de Marilia

Os Jogos Regionais de 2018 serão realizados em Marília 24 anos depois da última edição ocorrida na cidade. A confirmação foi veiculada no boletim da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e comemorada por toda a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Marília. “Estamos felizes, pois os Jogos Regionais voltarão para Marília após 24 anos, o que representa uma grande conquista para todos nós”, analisou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Nascimento.
Antes da confirmação, o município de Adamantina chegou a anunciar em pré-lançamento que seria a sede dos Regionais do próximo ano. Marília havia se candidatado para abrigar a competição regional, contudo faltava uma avaliação final para Adamantina ser confirmada como a anfitriã. “Não perdemos as esperanças e um fator que pesou a nosso favor foi que todas as modalidades seriam realizadas em Marília, diferentemente de Adamantina que, para se tornar sede em 2018 precisaria de cidades vizinhas”, disse.
Outro fator favorável para Marília consistiu no êxito ao sediar recentemente os Jogos Regionais dos Idosos, conhecido pela sigla Jori. “O Jori acabou sendo um verdadeiro cartão de visita, pois além de recebermos todas as delegações da região, tivemos na abertura oficial as presenças da primeira-dama do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, e do secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Gustavo Maiurino”, informou Nascimento. Mais de 110 municípios poderão se inscrever nos Regionais, que promoverão disputas nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, tae-kwon-do, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, entre outras. Apenas será necessária a construção de uma cancha para o jogo de malha, as demais competições já possuem espaços e acomodações próprias, como a pista de atletismo do estádio Pedro Sola, quadra de tênis do Marília Tênis Clube e quadra de areia para o vôlei de praia no Marília Country Clube.
Até R$ 4 milhões
Estimativas apresentadas pelo secretário municipal de Esportes, Nascimento, apontam que uma edição dos Jogos Regionais chega a aquecer e movimentar a economia da cidade-sede em até R$ 4 milhões. “Durante os dias de competição, além das delegações que recorrem ao comércio, supermercados, farmácias e postos de combustíveis, os setores de hotelaria e da gastronomia, como restaurantes e lanchonetes, são favorecidos diretamente. Isso porque familiares e torcidas vão para a cidade-sede acompanhar as competições e as etapas finais”, contextualizou Nascimento.

Quanto aos custos da edição, 90% ficam a cargo do governo estadual, que custeia, entre outras despesas, os gastos com arbitragem e a organização. Marília, que conquistou a 61ª edição dos Jogos Regionais em Osvaldo Cruz, terminou os Jogos Regionais dos Idosos em 3ª posição e, recentemente, concluiu a última edição dos Jogos Abertos do Interior na 17ª posição estadual. Os Jogos Abertos reúnem a elite do esporte estadual.

“Temos como meta trazer para Marília a edição dos Jogos Abertos de 2019”, avisou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nascimento.