Tico Cassolla e Jomar Gonçalves, o `Português´
Por Wanderley `Tico´ Cassolla
Encontramos na cidade Jomar Gonçalves, o "Português", ex-árbitro de futebol em Garça, depois de quase cinquenta anos.
E olha que foi um encontro pra lá de legal, na tarde do sábado (2), na Estância Água Branca, de propriedade do amigo Dr. Luiz Carlos Gomes de Sá. Presentes, a nata da arbitragem dos anos de 1970 à 1980: Jomar "Portugues" Gonçalves, Francisco "Chicão" Ferreira e Luiz "Sorocaba" Guerino", os três que nunca mais se viram, fazia quase meio século.
Sorocaba, Português e Chicão: a `velha guarda´ da arbitragem garcense reunida
Muitos causos e histórias foram recordados, tudo regado a um apetitoso churrasco de carneiro, preparado pelo hoje mestre churrasqueiro Chicão. Vale lembrar que o Jomar "Portugues" foi um dos inovadores na arbitragem. Enquanto os árbitros da época apitavam vestidos com fardamento na cor preta, com golas e mangas brancas, ele já entrava em campo vestindo camisa nas cores amarela ou azul.
Platzeck, anos 70: da esquerda para a direita, os saudosos Hélio Benetti (representante) e `Tio´ Antenor de Souza, Português e Sorocaba
Apitou muitos jogos do futebol amador e também amistosos do Garça FC. Em grande forma física acompanhava as jogadas em cima do lance e sabia aplicar as regras com pulso firme. "Comigo era assim, ou o atleta jogava bola ou ia mais cedo pro chuveiro". O Jomar "Portugues" era sempre escalado para apitar os jogos importantes e decisivos: "Eu gostava de apitar confrontos do Frigus, Ipiranga, Casa Ipiranga, Induscomio, dos grandes times e jogadores da minha época". De vez em quando saia umas confuzãozinhas, mas dentro da normalidade, faz parte do futebol.
Um jogo em especial: "Teve um que expulsei quatro jogadores de cada time, com 30 minutos de jogo. Aí o campo ficou grande, os jogadores cansaram de correr, pediram pra terminar o jogo. Acabei".
Há anos Português reside na `Cidade Sem Limites´
O Jomar atualmente mora em Bauru, está aposentado, depois de trabalhar no Zoológico Municipal. Muitas outras histórias foram recordadas no alegre encontro dos esportistas Português, Chicão e Sorocaba, esportistas natos, que hoje estão na galeria dos grandes árbitros que entraram para a história no futebol garcense.