sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dinos: 30 anos de tradição e história no suíço garcense

Nezinho, Orlandinho, Ricardo e a matriarca da família, dna. Ivone
Nezinho, o torcedor e colaborador, Batista e o 'presidente', Joaquim Barbosa
Eles não podiam faltar: Delei, o 'cobrador' oficial do Dinos, Zé Becão e Tuni Gução

Dinos, dos tempos do 'terrão'. em 1990
O futebol suíço de Garça está em festa. O Dinos, um dos mais tradicionais representantes da modalidade, está completando 30 anos de atuação ininterrupta.
Fundado em seus primórdios para disputar o Campeonato Amador, a equipe teve, inicialmente, o nome de Madeireira e XV de Novembro. Sempre tendo a vila Salgueiro como sede de seu ‘QG’, logo o time migrou para o futebol suíço, na era do ‘Terrão’. Lá recebeu a nomenclatura inicial de Farmácia Alvorada e depois Café Delicioso. Mas também foi chamado de Serralheria, Jabaquara, Cambalhota, enfim, de acordo com o patrocinador.
Numa época onde o seriado “Família Dinossauros” fazia muito sucesso na TV, o time começou a ser chamado de Dinos. “Era porque tinha ums caras grandes jogando para nós, inclusive o Orlandinho (Bonfim). Aí, os caras começaram a chamar o nosso time de ‘time dos dinossauros’”, lembra Anézio Urbano Bonfim Sobrinho, o Nezinho, eterno comandante do time alvirrubro, que fez questão de citar o seu irmão Orlandinho e nunca se esquecer o tio Jaime Garcia, “O grande responsável pela criação e existência do time nos primeiros anos de existência”, frisou.
A partir dali, surgiu o nome Dinos, adotado até hoje e já fazendo parte do esporte e ao mesmo tempo, do folclore futebolístico de nossa cidade.
O nome da equipe é tão forte, que, com o tempo, surgiu o Dinos no suíço master, e nesta temporada, o Dinossauros, uma espécie de ‘Dinos B’, tamanho o número de seguidores que tem a agremiação que é sinônimo de futebol suíço em nossa cidade.

Família Bonfim e Dinos, uma ligação eterna

Não há como citar o Dinos, sem associá-lo a uma dos mais tradicionais clã de esportistas da cidade: a família Bonfim. É comum em todos os confrontos da equipe a presença de vários ‘Bonfins’, a começar pelo comandante técnico do Dinos, Nezinho, escolhido como o melhor treinador da modalidade em 2010.  
O seu irmão, Orlandinho Bonfim, pode ser visto à frente do Dinossauros, ‘filho mais novo da franquia’, que de forma inédita, integra o futebol suíço. Os demais familiares sempre estão por perto, torcendo, ‘cornetando’ e participando, efetivamente, do dia-a-dia do time.
Aliás, Nezinho, num gesto de muito respeito e reconhecimento, em comemoração prevista para este domingo, no Banespinha, fará questão de citar aqueles que, durante a trajetória da equipe, sempre estiveram presentes e ajudando na manutenção do time. A festa só tem horário para começar, mas para acabar...

Campeão da Taça Cidade de Garça de 2006

Essa não poderia faltar!!!

Os campeões da copa Universitária de 2009
Dinos e Dinossauros, na abertura do futebol suíço/12

Time master é o atual campeão de todas as competições municipais da categoria