sexta-feira, 24 de agosto de 2012

'Recordar é Viver': O time dos Fraldinhas da CCE




Por Wanderley Marcos 'Tico' Cassolla


No ano de 1.983 o presidente da CCE – Comissão Central de Esportes era o esportista Ari da Silva Braga. Até então as competições promovidas  pela entidade se resumiam apenas ao Campeonato Amador. Numa atitude ousada, Ari Braga resolveu dinamizar o esporte na cidade, organizando e promovendo outras atividades esportivas. Uma de suas primeiras atuações foi no futebol suíço,  organizado pelo esportista Galdino de Almeida Barros e que passou a ser coordenado pela CCE. A modalidade ganhou grande impulsão e hoje é um dos carros chefe do futebol menor.
Ari Braga também decidiu incentivar o esporte entre a  garotada, convocando o corintiano Ednalvo Cardoso de Andrade e também este articulista para “trabalhar com a molecada”. Aos sábados de manhã aconteciam os treinamentos no Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. Teve dia de comparecer mais de 100 “atletas”. Não demorou muito e os times foram sendo montados e acabaram recebendo o nome dos “fraldinhas da CCE”, em duas categorias: dos 10 aos 12 anos e a outra dos 13 aos 14 anos. Diga-se de passagem dois grandes  times surgiram, onde foram revelados muitos garotos “bons de bola”. Lembro-me que na época disputamos muitos amistosos, sempre com os Fraldinhas da CCE conseguindo bons resultados. Dois jogos marcaram: Em Lins, contra a FEBEM, do professor Paulo Pietro, e em Marília, contra o Maquinho, em pleno “Bento de Abreu Sampaio Vidal”. Na época alguns jogadores acabaram sendo convidados para fazer um período de experiências no Maquinho.
No flagrante a equipe dos Fraldinhas – categoria dente de leite – do ano de 1983 posando no Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. Infelizmente não conseguimos identificar toda a garotada, afinal de contas já se passaram quase 30 anos. O primeiro em pé à esquerda  é o professor Ednalvo Cardoso de Andrade e o último Ari da Silva Braga, presidente da CCE. Esperamos com a divulgação da foto identificar toda a garotada, e numa oportunidade futura divulgá-la novamente.
A coluna faz uma pequena homenagem ao professor Ednalvo Cardoso de Andrade (foto), um dos responsáveis pela montagem dos Fraldinhas da CCE.
O Ednalvo é um esportista nato, adora treinar a garotada, função que desempenha com extrema competência até os dias atuais. Se o Ednalvo não “vingou” como jogador de bola, como professor/treinador ele fez (e ainda faz) muito sucesso. Dentro dos gramados era um regular zagueiro, jogava de lateral direito (ala), parou logo para ser técnico. Foi  bi-campeão amador dirigindo o Induscômio,  nas temporadas de 1972/73.  Outro time em que se destacou foi no Clube Atlético Ipiranga. Atualmente exerce o cargo de professor de educação física na  Prefeitura Municipal, realizando um notável trabalho entre a juventude sadia que gosta de praticar o esporte. 

Fonte: Jornal Comarca de Garça