sexta-feira, 19 de junho de 2015

Recordar é Viver: "Amadeu, um zagueiro leal"








Por Wanderley `Tico´ Cassolla


No ano de 1.978 a Fazenda São Francisco montou um grande time e de forma inédita, levantou o título do Campeonato Amador. Foi a primeira e única vez  que um time rurícola ganhou o “caneco”, da então principal competição do futebol amador garcense. De quebra ainda revelou um monte de jogadores, um dos quais será o nosso destaque de hoje: Amadeu Pedro Vieira.

Importante ressaltar que a quase totalidade dos jogadores moravam na própria fazenda. Da cidade foram “contratados” somente o goleiro Jair Proença e o zagueirão (beque central), Silvio “Goiano” Peres. Este também fazia às vezes de treinador, juntamente com o Eudes Benites, presidente da agremiação.

O trunfo da Fazenda São Francisco foi ainda maior,  pois derrotou o franco favorito, Clube Atlético Ipiranga, que jogava pelo empate. Com o Estádio Municipal “Frederico Platzeck” completamente lotado, a Fazenda São Francisco ganhou de forma indiscutível pelo placar de 2 a 1, numa virada espetacular.

No primeiro tempo o Ipiranga vencia por 1 a 0, gol do atacante direita Sarará. Na etapa complementar  brilhou a estrela do ponta esquerda Benício, que numa jornada inspirada marcou os 2 gols, levando a Fazenda São Francisco ao primeiro e único titulo de sua história. Recordamos o memorável esquadrão da fazenda, posando com a faixa de campeão. Em pé da esquerda para direita: João Paulo Izidoro, Guanaes, Zé Lindório, Amadeu, Silvio "Goiano" Peres e Jair Proença. Agachados: Paulinho, Tostãozinho, João Américo, Joãozinho, Benício e Eudes Benites.

Se na frente o Benício desequilibrou, na defesa o destaque foi para o zagueiro Amadeu, que parou o ataque ipiranguista. O Amadeu disputou um grande campeonato, a ponto de ser eleito o melhor zagueiro da temporada. Jogava no melhor estilo do paraguaio Gamarra (ex-Corinthians), firme na bola e nas jogadas de antecipação, dificilmente fazia uma falta. Era leal ao extremo. Sabia se impor e visava tão somente a bola. Apesar de jogar como defensor nunca foi expulso de campo. O que convenhamos é uma raridade.

Segundo o Amadeu, o grande trunfo do time da Fazenda São Francisco era a garra e disposição dos jogadores. Com eles não tinha bola perdida, a meta era correr os 90 minutos. Para atingir esta performance treinavam durante a semana no campo da própria fazenda. Além do que alguns atletas pegavam pesado no serviço, na lida com o cafezal.

Amadeu lembra que o meio de campo era muito bom, com os irmãos Tostãozinho e Joãozinho. O Goiano era experiente e atravessava boa forma. No gol, a segurança do Jair Proença. O Amadeu já havia sido campeão do amador garcense no ano de 1.974, defendendo a Casa Ipiranga, quando ganharam do SASP.  Um time que lhe traz ótimas recordações, e era comandado pelos dirigentes Pedro Alves Neto e Gerson Pereira Ramos. Na outra foto, alguns  jogadores campeões. Em pé da esquerda para direita: Geraldo, Amadeu, Mário Campos Novos e Fontes. Agachados: Chiró Konda, Codonho e Edílio Ramos.

Na outra foto veja como está o Amadeu, posando ao lado da esposa Aparecida Vieira. Atualmente o casal mora na Fazenda Antinhas. O Amadeu ainda continua ligado no futebol e como bom palmeirense, seu sonho agora é ver o alviverde se tornar campeão brasileiro.