sexta-feira, 26 de junho de 2015

Recordar é Viver: "Mauri Proença, elegância em campo"











Wanderley `Tico´ Cassolla


No próximo dia 2 de Agosto uma interessante partida de futebol será realizada em nossa cidade: Amigos do Mauri x Master do Grêmio Novorizontino. O jogo de caráter beneficente será em homenagem ao ex-atleta Mauri Ribeiro Proença, que prematuramente teve que encerrar a carreira, devido a uma rara enfermidade. A frente da organização do amistoso está o esportista Celso Felipe de Souza, o conhecido Celsinho, que não vem medindo esforços para o sucesso do evento. Para o torcedor  garcense, saudoso de uma boa partida de futebol, uma novidade: o jogo será realizado no Centro de Treinamento do Garça, a partir das 10 horas (veja no cartaz).

Celsinho pretende armar uma forte seleção garcense de master, reunindo não somente jogadores do futebol amador, como também do futebol suíço. Pelos lados do master do Grêmio Novorizontino os destaques serão o  meio campista Luiz Carlos Goiano (ex-São Paulo e Cruzeiro), Alessandro Cambalhota (ex-Santos e Vasco da Gama), Esquerdinha (ex-Santos e São Caetano), Maurício (ex-goleiro do Corinthians), Índio (ex-Internacional), além do Genilson (presidente do Novorizontino).

Mauri, um zagueiro clássico: Mauri Ribeiro Proença teve uma carreira vitoriosa nos dois principais campeonatos citadinos: amador e futebol suíço. Jogava como zagueiro e quando necessário no meio de campo. É irmão do goleiro Jair Proença e do Jaime, este com rápida passagem pelo Clube Atlético Ipiranga. Por três anos seguidos, em 2.009, 20l0 e 2.011, Mauri foi eleito o melhor zagueiro do futebol suíço, época que defendia o Kosminho. A escolha foi efetuada pelos técnicos dos times envolvidos na competição.

Um dos seus mais fervoroso fã é o técnico e corintiano Luiz Carlos de Oliveira Quine: “Já trabalhei com vários jogadores, mais um dos melhores, sem sombra de dúvidas,  foi o Mauri, pela sua técnica, raça e determinação em campo. Dava gosto lidar com ele. Disciplinado, jogava pelo time. Uma pena ter encerrado a carreira de forma tão precoce”. Mauri tinha um futebol elegante e firme na marcação. Outro ponto forte era o cabeceio. Com um físico privilegiado, era incansável em campo, do primeiro ao último minuto. Mauri jogou em nosso amadorismo por mais de 20 anos, e defendeu grandes times.

O próprio secretário da SEJEL, Sebastião Galego, fez questão de enaltecer a carreira do Mauri, mostrando todo o seu currículo, que começou ano de 1989, quando jogou pelo Guarani, na Copa Seletiva. Depois foi para a primeira divisão no João Paulo II, em seguida o Parma, Clube Atlético Ipiranga e João Paulo. Nas temporadas de 2.001/02 foi para o suíço, onde jogou pela Cotrag e Kosminho.

Depois retornou ao futebol amador, defendendo o Cotrag e o JPE/LM. Até que a partir de 2.005 se firmou definitivamente no suíço: Pereira Usinagem, Kosminho, Dinos e Os Pior, onde disputou a última competição no ano 2.013.

Mostrando ser também um jogador disciplinado, Mauri foi expulso de campo apenas sete vezes. Na ultima semana estivemos na casa do Mauri, onde juntamente com seus familiares, recordamos várias passagens dele no futebol menor garcense. Na vida profissional  Mauri integra a Policia Militar Estadual, prestando serviços na Policia Rodoviária, onde é muito respeitado pelos membros da corporação, função que desempenhava com profissionalismo e capacidade. 

Nos flagrantes, veja o Mauri trajando as cores do Dinos e Os Pior, seu último clube. A torcida de todos agora é para que o Mauri vença esta mais esta “batalha”, assim como na época de atleta, quando superava os adversários dentro dos gramados.