sexta-feira, 6 de maio de 2016

Recordar é Viver: "Copa Lions, 50 anos de solidariedade"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


A Copa Lions (Taça Cidade de Garça), completa em 2016, 50 anos de existência. O tradicional torneio futebolístico é promovido todos os anos pelo Lions Clube, fazendo parte dos festejos de aniversário da cidade. Mais que envolver os clubes a disputarem a competição, o principal objetivo é a arrecadação de gêneros alimentícios para ser distribuídos as instituições de caridade de Garça.

A primeira taça foi disputada no ano de 1966, somente com o futebol de campo. Depois chegou a vez do futebol suíço e por último, o suíço master.  Para atingir este sucesso, a Comissão Organizadora do Lions Clube, vem contando, ao longo dos anos, com o apoio da outrora CCE (Comissão Central de Esportes), hoje SEJEL  - Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer. Os times ficam isentos de pagar qualquer taxa. Em contrapartida têm que contribuir com alimentos, no mínimo 20 quilos. Segundo o palmeirense Antonio Reinaldo Bizulli, membro do Lions Clube, a expectativa da arrecadação é das melhores, até porque a Copa completa 50 anos. No domingo passado foram realizados os jogos eliminatórios, com tempo menor de duração. Hoje e amanhã acontecem as decisões.

No futebol amador quase que não teve o torneio por falta de times. Mas de última hora, a SEJEL, através do secretário de Esportes, Tião Galego, em consonância com o Lions Clube, conseguiu reunir 6 participantes. Pela primeira vez na história, os jogos começam e terminam no mesmo dia. No “Toyotão”: 8 horas - Sena x América FC (J1); 8h30 - MAC/Jafense x Mondrian (J2); 9 horas - Venc.J1 x Zidane (J3); 9h30 - Venc. J2 x Igurê/Ciborg (J4);10 horas - Venc. J3 x Venc. J4 (final).

A decisão do suíço master é hoje às 15,30 horas, no Campo “Heitor Gonçalves”, reunindo EG x Dinos. Já a final do suíço normal será amanhã (domingo), a partir das 9:00 horas entre Vimec x Os Piors, dois gigantes da modalidade.
Ainda de acordo com o Bizuli, neste ano do cinquentenário da Xopa, o Lions Clube procurou homenagear três ilustres esportistas garcenses, que vão emprestar seus nomes para os troféus de campeão: Antonio M. Parreira, Nilson Bastos Bento e Antonio G. “Cobra” Roldão Filho.

NA HISTÓRIA: A primeira edição, no ano de 1.966, fez parte dos festejos de inauguração do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, Foi no dia 04 de outubro, quando Garça comemorou mais aniversário de emancipação político-administrativa. O campeão foi o time do Mercado, ao derrotar a Ferroviária, por 1 a 0, gol do atacante Luiz Paulo Perez.

Veja nas fotos históricas: dirigentes do Lions Clube posando com o troféu de posse transitória ofertado pela Garcafé. Em pé da esquerda para direita: Paulo Pires de Moraes, Toninho Marques, Paulo Renato Alves de Souza e Adecildo Alves (dirigente esportivo). Sentados: Paulo Carvalho Lopes (Paulito) e Armando Martins.

Veja o Mercado, o primeiro campeão. Em pé da esquerda para direita: Toninho Marques, Maurício, Claudinet Gimenes, Luizão (com o troféu), Francisco Bertone, Celsinho Cassemiro, Nena, o goleiro Zé Carlos, Armando Martins, Ademir Martineli, Mamede, Tonho, Geraldo, Marquinhos, Valdomiro Baraldi e Paulo Carvalho “Paulito” Lopes. 

No outro flagrante, em foto recente, o atacante Luiz Paulo (esq), do Mercado, autor do gol decisivo da primeira edição, ao lado do dirigente campeão Armando, também do Mercado.