sexta-feira, 4 de março de 2022

Recordar é Viver: "O campo do Garça x Ginásio Wilson Martini"

 




Wanderley `Tico´ Cassolla

Antigamente era comum falar: “Acabou o carnaval, agora o ano começa definitivamente no Brasil”. O carnaval passou, para quem gosta, meio que sem graça. Nada de folia, e nada de brincar nos clubes ou nos desfiles. Também pudera, com esta pandemia do Coronavírus não dá para brincar não. O vírus é letal. Mas já vemos uma luz no fim do túnel. Graças à vacinação, a consciência do brasileiro (até podia ser um pouco mais), no ano que vem a folia do carnaval voltará com tudo, na maior festa popular brasileira.

Aos poucos tudo vai voltando ao normal e, vida que segue. No panorama esportivo garcense duas grandes notícias: a volta do futebol profissional e a reforma do Ginásio de Esportes “Wilson Martini”.

Quanto a volta do futebol profissional, foi definida através da Licitação de Concorrência Pública nº 038/201, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município do dia 17 de fevereiro passado. A proposta vencedora foi do Garça Atlético Clube, agremiação fundada no dia 7 de abril de 2.008. Dentro em breve a diretoria do G.A.C estará divulgando o projeto da volta do “Azulão”. Para este objetivo, será necessário a reforma do “Platzeck”, e, consequentemente a liberação para jogos, uma vez que está interditado pela Justiça. É esperar pra ver. Os amantes do futebol profissional esperam ansiosamente a volta do “Azulão”.

Quanto ao Ginásio Wilson Martini, a grande notícia foi a conquista da verba de R$ 1,5 milhões, que serão investidos na reforma e remodelação daquela praça esportiva. O aconchegante e charmoso ginásio também está interditado há mais de cinco anos. Outrora, muitos eventos, jogos e até show de artistas consagrados lá aconteceram. A ótima notícia foi dada pelo prefeito João Carlos dos Santos que, entusiasmado, declarou “Era uma antiga reivindicação da comunidade esportiva, diante da representatividade que o ginásio representa para a história do município”. 

Portanto, a vida segue voltando ao normal, e o esporte garcense ganhando dois grandes impulsos. E por estar todos próximos: o “Platzeck, o Ginásio “Wilson Martini” e as piscinas do Centro Esportivo, formam um complexo esportivo de primeiro mundo. Aí é só colocar a juventude sedenta para praticar esporte em ação.

CAMPO DO GARÇA: Foi inaugurado no dia 4 de outubro de 1.966, com o jogo entre uma seleção de Garça x Scratch da Rádio Bandeirantes de São Paulo. O placar final apontou 4 a 3 para o time visitante, então comandado pelo radialista Fiori Giglioti, o “locutor da torcida brasileira”. As terras foram doadas pela família Platzeck.

Depois de muito tempo fechado, o Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, poderá voltar a ter jogos de futebol. Esta é a torcida dos esportistas garcenses. Localizado em local privilegiado, de tantas glórias para o futebol profissional e também do amador, hoje está um verdadeiro “elefante branco”. Quantos craques ali desfilaram, pisando do tapete verde, proporcionado alegria (e até frustações) para os torcedores.

GINÁSIO DE ESPORTES: Foi inaugurado no dia 6 de junho de 1.972, e recebeu o nome de Wilson Martini, em homenagem ao projetista da Prefeitura Municipal, na administração do prefeito Pedro Valentim Fernandes. Na festa de inauguração, várias atividades esportivas foram programadas, em especial jogos de basquetebol e vôlei, reunindo times da cidade. O destaque principal foi a presença do gigante “Emil Assad Rached”, na época considerado o maior jogador de basquetebol mais alto do Brasil, com seus 2,20 (ou mais) metros de altura.