segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Coluna Bate Pronto (14/08)



Resultados do Campeonato Brasileiro no fim de semana: Santos 2 x 2 Atlético-GO (Peixe perdia por 2 x 0 e foi buscar o empate); Sport 0 x 1 Figueirense (derrota causou a demissão do técnico Vágner Mancini no ‘Leão da Ilha’); Bahia 0 x 1 Cruzeiro; Flamengo 2 x 0 Náutico; São Paulo 1 x 2 Grêmio (Tricolor perdeu de virada); Internacional 2 x 1 Ponte Preta; Atlético-MG 1 x 0 Vasco; Coritiba 1 x 2 Corinthians (Paulinho e Romarinho fizeram os gols na vitória por virada do Timão); Fluminense 1 x 0 Palmeiras (gol de Jean, aos 38’ do 2º tempo); Portuguesa 1 x 1 Botafogo. No G-4, estão: Atlético-MG (38), Fluminense (35), Vasco da Gama (34) e Grêmio (31). Ocupam as últimas colocações: Palmeiras (13), Bahia (13), Figueirense (11) e Atlético-GO (11).

Terminou a 30ª edição dos Jogos Olímpicos, realizada em Londres. Os pódios finais foram os seguintes: voleibol de praia masculino, com Alison/Emanuel, que ficou com a prata após derrota na decisão para os alemães Brink e Reckermann, 2 x 1. Yamaguchi Falcão, na categoria até 81 kg, arrebatando o bronze no boxe, na melhor campanha da modalidade em todos os tempos.

Com dois gols de Peralta, um deles logo aos 29 segundos após ‘assistência’ de Rafael – Hulk descontou no final -, o Brasil desperdiçou a chance de conquistar a inédita medalha de ouro no futebol dos Jogos Olímpicos, ao ser derrotado pelo México, 2 x 1. Foi a terceira medalha de prata da modalidade, vice-campeã em Los Angeles (1984) e Seul (1988). O que chamou a atenção foi a falta de padrão tático do time, totalmente desorganizado na decisão. Rafael e Juan demonstraram imaturidade e Neymar não consegue deslanchar com a camisa da seleção. E Mano Menezes? Será que ele vai continuar? Lembrando que foi a 8ª derrota para o México nos últimos 13 anos, o que demonstra uma freguesia sem precedentes.

No voleibol feminino, uma fantástica vitória sobre os EUA, de virada, 3 x 1 (11/25; 25/17; 25/20 e 25/17) e o bi-campeonato olímpico. José Roberto Guimarães passou a ser o único brasileiro com três medalhas de ouro. Lembrando que somente ele no planeta tem ouro tanto no masculino quanto no feminino. Bonito também quem fez foi o boxe, que ficou com o bronze com Yamaguchi Falcão e a prata, com o seu irmão, Esquiva Falcão.

O voleibol masculino foi batido de virada pela Rússia, 3 x 2, tornando-se vice-campeão pela segunda vez consecutiva. Bernardinho faturou a sua sexta medalha olímpica – cinco como treinador (ouro 1; prata – 2; bronze – 2) e uma prata como jogador -, mas saiu bastante aborrecido com o revés. E fechando a participação brasileira, Yane Marques, 28, subiu ao pódio no pentatlo moderno (esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida), chegando em terceiro lugar. No cerimonial de encerramento, Esquiva Falcão carregou a bandeira nacional.

O Brasil conquistou 17 medalhas, o maior número em todos os tempos. Foram três ouros, cinco pratas e nove bronzes. Porém, fiascos ocorreram, como o atletismo, que não levou nenhuma medalha e a natação, que não subiu no lugar mais alto do pódio. E o que falar de Diego Hipólito, Daiane dos Santos e Danielle Hipólito, na ginástica? Aplausos para o boxe – melhor campanha da história com três pódios -, judô e a incrível arrancada do voleibol feminino, que entrou para a história esportiva nacional. Como curiosidade, a campanha do Brasil começou e terminou com medalhas conquistadas por mulheres, Sarah Menezes (ouro) e Yane Marques (bronze).

Um 22º lugar pode ser considerado bom, após investimento de milhões de reais? Claro que não!!! É inconcebível o Brasil chegar atrás, com todo o respeito, de países como Cazaquistão, Holanda, Nova Zelândia, Irã, Coréia do Norte, Rep. Tcheca, Jamaica – só ganha medalha no atletismo -, e até a decadente Cuba, que teve 15 medalhas, sendo cinco de ouro. Muita coisa terá que ser mudada para o Brasil/16. Mas a pergunta que fica no ar é a seguinte: dará tempo para isso???

Amanhã, 19h30, duas partidas na abertura da 17ª rodada: Grêmio x Portuguesa; Cruzeiro x Fluminense. Outros dois confrontos começarão às 20h30: Ponte Preta x Bahia; Atlético-GO x Atlético-MG. Às 21h50: Botafogo x Sport; Palmeiras x Flamengo e Náutico e São Paulo (o jogo da TV). Na quinta-feira, 21 horas: Vasco x Coritiba; Corinthians x Internacional (Colorado anunciou a contratação do centroavante Rafael Moura, o ‘He Man’, que estava no Fluminense); Figueirense x Santos.

Fonte: Jornal Comarca de Garça