sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Recordar é Viver: Ferroviária, campeã infanto-juvenil





Na década de 60 muitos times surgiram em nossa cidade e que marcaram época. Dentre eles, a Associação Ferroviária de Esportes “cravou” seu nome no varzeano garcense de outrora e até hoje é lembrada pelos esportistas mais antigos.
A Ferroviária era um time bem organizado, chegou a montar times em três divisões: infanto-juvenil,  juvenil e varzeano. Um dos dirigentes mais atuantes foi o Galdino de Almeida Barros, que sempre recordava das grandes conquistas do time “afeano”. E não se cansava de falar da sede social, que ficava localizada na Rua Coronel Joaquim Piza, ao lado da então Sotebra, ex-concessionária da Volkswagen.
Apesar de possuir um forte esquadrão, curiosamente a Ferroviária nunca foi campeã varzeana.  De outro lado, ganhou  vários títulos nas categorias menores.
Um que marcou está próximo de completar 50 anos, quando  faturou o troféu de campeã  Infanto-Juvenil, numa inédita final contra a Esportiva, do esportista Jaci Fernandes. Ainda esta semana estivemos batendo um papo com o Carlinhos Faria, ex-centromédio (volante) da Ferroviária.   
O jogo aconteceu no dia 28 de Julho de 1963, no Estádio de Vila Williams, já desativado, e que ficava bem em frente ao Hospital São Lucas. Era ali que o Garça Esporte Clube mandava seus jogos e também onde eram realizados os principais jogos do varzeano e as decisões das competições menores.
Segundo o Carlinhos Faria, a Ferroviária e a Esportiva eram dois tradicionais rivais e quando se enfrentavam não havia favoritos.
Era difícil mesmo de se apontar um vencedor. Na decisão, a Esportiva precisava somente do  empate e o jogo estava bem equilibrado. Só que naquele dia brilhou a estrela do Tonho Velasco, que marcou dois gols, dando o título para a Ferroviária, do técnico e presidente Issao Honda. Um título mais que merecido e que foi muito comemorado pelos jogadores, dirigentes  e principalmente dos torcedores da agremiação alvirrubra.
Agora é pensamento do Carlinhos Faria reunir  no próximo ano os jogadores campeões Infanto-Juvenil e durante uma confraternização, festejar novamente os 50 anos da memorável conquista.
Recordamos uma das formações da defesa da Ferroviária. Em pé, da esquerda para direita: Carlinhos Faria, Emilio, Kioshi, Serginho Zancopé, Reginaldo Mocilo e Motroni, em foto tirada no antigo campo de terra do Municipal, ao lado do bosque municipal.
Em foto recente, veja como está o Antonio Carlinhos Faria (a dir.), posando ao lado do Jorginho Putinati, consagrado atleta do futebol brasileiro. O Carlinhos Faria jogou ainda no Bangu, Ipiranga e na Esportiva Jafense, onde no ano de 1968 foi campeão amador regional do setor de Marília, torneio promovido pela Federação Paulista de Futebol.

Fonte: Jornal Comarca de Garça