sexta-feira, 25 de abril de 2014

Recordar é Viver: "O show do craque Falcão"














Por Wanderley Marcos `Tico´ Cassolla


Quem foi na noite da ultima segunda feira (21) no Ginásio de Esportes “João Gonzales” presenciou um grande espetáculo de futsal. No jogo válido pela Liga Paulista, o time de Sorocaba/Brasil Kirin  ganhou do São Paulo/Bauru/Fib, pelo placar de 10 a 1. Mais do que a goleada, foi o show do astro Falcão, que mostrou porque é considerado o melhor jogador do planeta.
Falcão só não fez chover: marcou um gol de placa, deu várias assistências e toques geniais. Olha, o que ele faz com os pés, para nós cidadãos comuns, é difícil  fazer com as mãos. Sem falar no carisma que tem com os torcedores, coisas de ídolo.
Nas minhas andanças pelos campos, confesso que  já vi muitos craques jogando futebol:  Rivelino, Ademir da Guia, Pedro Rocha, Jairzinho, Gerson (canhotinha de ouro) Zico, Bebeto, Sócrates, Neymar, etc. Todos craques que sabiam bater na bola e dispensam comentários. Só que o Falcão faz malabarismo com a ela. Dificilmente erra um passe e só chuta de “três dedos”, seja num passe ou finalizando no gol. Quem não foi perdeu a oportunidade de ver um astro de primeira do esporte mundial.
Falcão é um ídolo não somente dentro como fora da quadra. Após o apito final do árbitro atendeu pacientemente os torcedores, distribuindo autógrafos e posando para fotos. Um dos mais eufóricos foi o Lucas Facina Moraes, o corintiano Luquinha (foto) que conheceu de perto o ídolo Falcão e ainda por cima ganhou a munhequeira de presente. Momentos felizes que jamais serão esquecidos pelo Luquinha, um apaixonado pelo futebol.  
Mas voltando ao jogo, não posso deixar de registrar a atuação do garcense Wellington, pelo São Paulo/Bauru/Fib (foto de Fabiano Oliveira). A jovem promessa não se intimidou e teve boa atuação. Temos que ressaltar que o time adversário era infinitivamente superior. Enfrentar o melhor do mundo não é para qualquer um. De quebra o Wellington fez um gol  a la Falcão, um toque de chapa na bola, mostrando que é do ramo e tem tudo para se consagrar no futsal.               

A CARREIRAAlessandro Rosa Vieira, o “Falcão”, iniciou sua carreira no futsal, defendendo o Clube de Campo da Associação Atlética Guapira, no ano de 1.991,  clube da Zona Norte de São Paulo. Sua incrível habilidade logo chamou a atenção do Corinthians (SP). A cada competição, conquista ou vitória, Falcão ganhava mais notoriedade. A sua entrega em busca do título, do gol, do lance genial e da vitória do coletivo, sempre foram constantes em sua carreira. Falcão foi a estrela principal do Brasil na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2.007,  que teve pela primeira vez a participação do futsal. Por quatro vezes (2.004, 2.008, 2.011 e 2.012), Falcão foi eleito pela FIFA, como o melhor jogador de futsal do mundo. Teve uma rápida passagem pelo futebol de campo, inclusive com participação na Copa Libertadores de 2005, pelo são Paulo FC., mas retornou logo ao futsal, onde tem marcados lindos gols e colecionado títulos nas competições que participa. Perto de completar 37 anos, Falcão já anunciou que está se aposentando da Seleção Brasileira de Futsal (foto). E dificilmente veremos outro camisa 12 com a genialidade dele.