sexta-feira, 18 de março de 2016

Recordar é Viver: "Mauri Proença e o futebol solidário"








Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Acontece neste domingo, a partir das 10 horas, no Centro de Treinamento do Garça, mais um jogo solidário em prol do palmeirense Mauri Ribeiro Proença. Uma seleção local (Amigos do Mauri) enfrentará os Veteranos da Associação Ferroviária de Esportes de Araraquara. Vale destacar que toda a renda será para ajudar no tratamento médico do Mauri Proença, que nos últimos tempos vem lutando contra uma rara doença. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser encontrados na boutique da Água, Enéas Sport e Farmácia Central de Jafa, e no dia com os organizadores.  

No jogo realizado no ano passado muita gente compareceu para abrilhantar a festa. Naquela oportunidade a seleção de Garça empatou com os Veteranos do Grêmio Novo Horizontino pelo placar de 5 a 5. Os organizadores Celsinho e Almeida (na foto com o Mauri) estão confiantes no evento, acreditando num sucesso maior que o anterior. E esperam a colaboração e comparecimento dos garcenses, em especial dos esportistas, pois a causa é nobre.

Será a primeira vez que o master da Ferroviária estará em Garça. Portanto uma atração a mais. Além de vários jogadores de nomes do cenário esportivo, que já vestiram a gloriosa camisa grená da “Locomotiva”, cuja equipe principal disputa a divisão principal do futebol paulista e a Copa do Brasil. Um dos destaques é Marinho Rã, ex-Portuguesa de Desportos e Seleção Brasileira sub-20 (campeã mundial), que também jogou no Garça. Juari, ex-Santos, dos meninos da Vila Belmiro. Campanholo e Fábio Leite, também ex-defensores do Garça. Completam o time: Jeferson, Toco, Ronaldo Marconato, Rogério Sevez, João Batista, Tuti, Douglas Onça, Paulista, Tatão, Anderson Clayton, André Amaral, Adilson, Wilson Cabecinha, Ricardo Bola, Dicão e Fábio Henrique. 

Outra atração será o ex-ponta esquerda Elias Ferreira Sobrinho, “Nei”, que contundido ainda é duvida para o confronto. O Nei integrou um dos mais famosos ataques do Palmeiras, nas décadas de 60/70. Quem não se lembra deste ataque da academia alviverde: Edu, Leivinha, César e Nei. Pela seleção garcense, com atletas a partir dos 35 anos, foram convocados: goleiros Lu Feijão, Jair Proença, Rodrigo; laterais: Charles, Almeida, Itamar e Papel Baiano; zagueiros: Fabiano, Maloca, Lecão, Val e Pita; meio campistas: Juliano Ramos, Tamura, Alemão, Tonho Alves, Lula Baiano, Juliano, Rodolfo, Silvio, Rodrigo Rosin, Marcelo e a fera Xôxo; atacantes: Júlio César, Santos, Mané, César, Ricardo Romão, Téia e Tico Cassolla.

Para quem comparecer serão sorteados vários brindes, ofertados pelo comércio e esportistas. Duas camisas de times profissionais foram ganhas: Sport Recife e CRB Alagoas, esta autografada pelo goleiro Júlio Cezar, ex-Garça, atualmente no Clube de Regatas Brasil. Entretanto os organizadores estão estudando uma melhor forma de angariar mais fundos com elas, pois o Mauri Proença está precisando adquirir alguns aparelhos (cama e cadeira especiais), que são muitos caros, para sua mobilidade e um melhor conforto no seu tratamento.

Mauri, a carreira: Mauri Ribeiro Proença sempre foi destaque no amadorismo garcense. Participou de vários campeonatos e marcou época. Por três anos seguidos, em 2.009, 2010 e 2.011, foi eleito o melhor zagueiro do futebol suíço, defendendo o Kosminho. A escolha foi efetuada pelos técnicos dos times envolvidos na competição. O primeiro time que jogou na várzea foi no Guarani, numa Copa Seletiva.  Depois defendeu o João Paulo II, Parma, Clube Atlético Ipiranga, João Paulo, Cotrag e o JPE/LM. Em seguida foi para o futebol suíço e jogou pelo Pereira Usinagem, Kosminho, Dinos e Os Pior (foto), onde disputou a última competição no ano 2.013.