terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Cortes do Governo do Estado atingem `mortalmente´ o esporte nos médios e pequenos municípios




Se já não bastassem atitudes negativas em várias áreas, inclusive no corte de transporte escolar para os alunos da rede pública estadual, o Governo do Estado oficializou uma atitude que fere letalmente o esporte de formação, principalmente nos pequenos e médios municípios: acabou com a categoria `20´ nos Jogos Regionais.
Tal ação causou revolta geral nos pequenos e médios municípios, que são reconhecidos pelo trabalho nas categorias de base e que agora ficaram sem uma categoria para as disputas. A revolta é geral em várias partes do Estado, pois quem saiu fortalecido foi o grupo das grandes cidades, conhecido pelas `contratações´ visando Jogos da Juventude, Regionais e Abertos. Nestas, não existe preocupação com a base, mas sim, com os resultados imediatistas, pois se aproveitam do poderio econômico para `passar por cima´ dos pequenos e médios municípios.
Se não bastasse o término da categoria `20´, o Governo decretou ainda o fim das Copas Estaduais sub/16, grande celeiro de revelações para o basquetebol e handebol. Competições infantis também fazem parte do passado na atual gestão.
Tentando reverter o irreversível, municípios litorâneos e da região de Campinas, ensaiam um abaixo-assinado contra essa medida, que, por ter sido divulgada no Diário Oficial, não corre risco nenhum de ser cancelada. Pelo não neste mal-fadado Governo.
Ainda bem que, pelo menos, tenho a consciência muito tranquila em termos de escolha para o Governo do Estado.