sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Recordar é Viver: "Grandes jogos - Garça campeão da 2ª divisão"










Por Wanderley Marcos `Tico´ Cassolla


Mesmo com suas atividades paralisadas,  o Garça é sempre um capitulo especial no esporte da cidade. Na semana passada o “Azulão” fez 49 anos de idade, e depois que publicamos uma matéria na coluna, recebemos inúmeras manifestações. Os torcedores mais antigos, que viram o Garça entrar em campo,  guardam ótimas recordações, ao mesmo tempo que sonham um dia com o retorno do futebol profissional. Será?
Uma das perguntas que mais recebemos foi sobre a principal conquista do time. Dentre várias, a maior sem sombras de dúvidas foi o título de campeão da 2ª Divisão de Profissionais do interior paulista no ano de 1968, o único que está nos registros da Federação Paulista de Futebol. Pois bem vamos recordar em dois tempos, ou melhor, em duas matérias como tudo transcorreu.
O campeonato da 2ª Divisão de Profissionais de 1968 teve a participação de 32 agremiações e foi dividido em quatro chaves. O Garça ficou na série “A”, juntamente com o São Bento, de Marília, Clube Atlético Penapolense, Clube Atlético Vera Cruz,  Municipal de Paraguaçu Paulista, Palmital Atlético Clube, Guarani de Adamantina e Piraju Futebol Clube.
O campeonato começou no dia 7 Julho e terminou no mês de janeiro do ano seguinte, tudo por causa de que alguns jogos que foram decididos no “tapetão”, o que complicou o final do campeonato. O Garça foi o campeão do seu grupo
De início era para ter um quadrangular, reunindo os campeões de cada grupo,  e daí sair o campeão. Só que a FPF, depois de muitas “indas e vindas” e  discussões, decidiu  organizar um novo campeonato com os 16 melhores times, divididos em duas chaves. O Garça ficou junto com a Jalesense, Municipal de Paraguaçu Paulista, Guarani de Adamantina, Botafogo de Catanduva, Rio Branco de Ibitinga e o São Bento de Marília. Um time desistiu de ultima hora, ficando 15. O Garça provando seu poderio foi novamente o campeão.  De acordo com o regulamento, o primeiro colocado de cada chave decidiria o título. Só que com um novo “imbróglio”, a Federação decidiu por um triangular final. Os times: Garça, Rio Claro e Rio Branco de Ibitinga.
Esta fase decisiva e o título do Garça recordaremos na semana depois do carnaval. E uma entrevista com o jogador que marcou o gol da vitória (1 a 0, para o Garça).
Recordamos uma das formações do Garça daquela vitoriosa temporada. Em pé da esquerda para direita: Ari Lima, Rogerinho, Fernando, Waldir Perez, Goiano e Dadi; agachados: Alcides Rizi, Grilo, Du, Osmar Silvestre e Helinho. No outro flagrante, o habilidoso meio campista Admir Antonio França, o Grillo, sendo entrevistado pelo repórter Nilson Bastos Bento, da extinta Rádio Clube de Garça. Em foto recente veja como está o Grillo, um dos grandes jogadores que vestiu a camisa do Garça. Atualmente ele reside na cidade de Praia Grande (SP) e ainda continua curtindo o futebol, para matar saudade dos bons tempos que corria atrás da bola. O Grillo é fervoroso torcedor do Botafogo Carioca.