terça-feira, 18 de novembro de 2014

Destaque Esportivo: "O maior artilheiro do futebol suíço em todos os tempos"


Téia, o nosso `Destaque Esportivo´ da semana
Ele já tem o seu nome gravado na historia da modalidade, devido à incrível facilidade em marcar gols. Artilheiro por sete temporadas consecutivas defendendo o mesmo time decidiu jogos e marcou gols inesquecíveis, transformando-se no maior artilheiro em todos os tempos. Nosso `Destaque Esportivo´ da semana é Joventino Romão, o bem-humorado Téia, que está afastado dos gramados desde 2014 devido a uma séria contusão no joelho.
Téia começou a se despontar no Centenário, em 1995, quando disputou o Campeonato Amador pela primeira vez. Antes só jogava `peladas´ em vila Manolo, onde nasceu, e nem se preocupava em atuar por alguma equipe ou campeonato. Mas, com o grande número de gols assinalados naquele ano, logo em seu primeiro certame, já começava a chamar a atenção. Também participou dos municipais de futsal, quando se tornou campeão com o Comerciários, em 1997.
Logo se transferiu para o Vimec, onde também jogavam os seus irmãos, Dentinho e Gilberto, fato que facilitou a sua `adaptação´ ao time. Só defendeu uma nova agremiação quando jogou pelo JPE, o campeão amador de 2006. Sempre com grande destaque e muitos gols, aproveitando-se de seus dribles, da fenomenal velocidade e da facilidade em vencer os goleiros.


O primeiro em pé é o Téia, defendendo o Centenário, em 1995

Em 1996, já estava atuando pelo Vimec, no Campeonato amador (5º agachado)

Também se destacou no futsal, onde se tornou campeão pelo Comerciários, em 1997

Ao lado do goleiro Júlio César, ex-GFC, em jogo festivo realizado no Toyotão

Chegou à modalidade através de uma `exceção à regra´
Téia jogou pela primeira vez no futebol suíço em 2007. Na época tinha 32 anos e foi favorecido por um item do regulamento que permitia que cada equipe inscrevesse alguns atletas abaixo da idade-limite, que era de 35 anos. Nascia ali o maior artilheiro em todos os tempos.
Por sete temporadas seguidas foi o artilheiro máximo, sempre com boa vantagem sobre os concorrentes. “Se os troféus fossem de ouro, eu `tava´ rico”, diverte-se, ao relembrar a grande coleção pessoal de prêmios que conquistou ao longo dos anos.
Aliás, em temporada anterior, chegou a anotar 39 gols, numa média superior a um gol por partida. Ao longo deste tempo de atuação no suíço, facilmente marcou mais de 200 gols, de todas as formas, fazendo a alegria do Vimec, o único time que defendeu até 2014.


Em ação pelo Vimec, único time que defendeu na modalidade
 
Cena comum: Téia recebendo mais um troféu como artilheiro

Junto com o irmão Gilberto: "Onde eu for, ele vai jogar comigo"

“Eu devo voltar daqui a seis meses”
Téia está afastado dos gramados desde o ano passado, quando se contundiu, gravemente, no jogo frente ao Kosminho, pelas quartas de finais do municipal. Na ocasião, em lance onde se contundiu sozinho, rompeu o ligamento cruzado e lateral do joelho.
Ficou aguardando a oportunidade de realizar a intervenção cirúrgica, fato ocorrido no último mês de setembro. Em franca recuperação, é visto acompanhando as partidas do suíço. Em contato mantido com o `Comarca´, garantiu que estará de volta no ano que vem. “Volto daqui a seis meses, mas ainda não sei para quem eu vou jogar”, finalizou.


Enquanto se recupera, vai acompanhando os jogos e contando os dias para retornar aos gramados