sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Recordar é Viver: `Haru, de jogador a descobridor de talentos no futebol´









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Na semana passada quando falamos quem marcou o primeiro gol em jogo noturno do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, o assunto da volta do Garça FC veio a tona. Novamente fomos indagados por vários esportistas desta possibilidade, que achamos difícil, pra não falar impossível. Isto somente o  tempo dirá.

Dentre os vários questionamentos, um achamos bem interessante. Através da internet  batemos, depois de um bom tempo, com o Haru Shimabuko, o veloz ponta direita Haru, que jogou no Garça nos anos 70. Apesar de ter defendido vários clubes ao longo de sua carreira, tem um carinho todo especial pelo “Azulão”. Um time que marcou sua carreira e onde fez grandes amigos: Pedroso, Cláudio Belon, Ari Lima, Davi, Tonho Nego, dentre outros. Haru não se conforma de Garça não ter mais futebol profissional. Uma pena, segundo ele. O Garça sempre foi uma equipe tradicional, renomada no interior paulista, revelava jogadores. E o campo do “Platzeck”  é dos melhores que já jogou.

Torcedores mais antigos se lembrarão dele, até porque na época era difícil um atleta japonês atuar no futebol profissional. E o Haru começou a quebrar esta escrita, até porque sabia jogar bola. Tinha muita velocidade com a bola nos pés. Em razão disto, chegava com facilidade a linha de fundo e cruzava na medida para os atacantes finalizarem.

O Haru começou a carreira no Maquinho, passou pelo Garça e depois foi para o União Bandeirantes (Paraná), onde fez um boa dupla com Harama, outro nipônico.
Antes de encerrar a carreira, Haru jogou na Associação Cafelandense de Esportes, São Bento de Marília, Corinthians de Presidente Prudente e Candidomotense. Encerrou a carreira no Hiroshima, do Japão. Na passagem pelo Japão também ensinou os professores a lecionar aulas de futebol. Nestas clínicas viajou praticamente pelo país inteiro.

De volta ao Brasil, Haru continuou  envolvido com o futebol, na cidade de Santos, onde reside. Atualmente tem uma importadora naquela cidade e paralelamente trabalha com empresários ligados ao futebol, preparando e ensinando jogadores, a maioria profissional. Com o Haru já passaram quase uma centena de atletas, alguns estão colocados em times do exterior, a grande maioria aqui no Brasil mesmo. Gosta tanto do futebol que seus três filhos também se tornaram atletas. O Maycon joga no FK Tukums, da Letônia, o Robson, no Sport Club Freamunde, de Portugal, enquanto o Raone, estava no Japão.

Recordamos Haru em sua passagem pelo Garça. Em pé da esquerda para direita: Pedroso, João Luiz, Jair goleiro, Ari Lima, Túlio Calegaro e Tonho Nego. Agachados: Haru, Claúdio Belon, Claudinho Mancha, Cacau e Davi.                           

Na outra foto com o parceiro Harama, no União Bandeirantes. E depois veja como está o Haru (a dir) em foto recente, com os filhos Raone,  Maycon e Robson.