sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Recordar é Viver: `O primeiro gol noturno no Platzeck´










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


A coluna hoje vai tirar a dúvida de alguns torcedores que nos procuraram para saber que jogador de Garça marcou o gol na inauguração dos refletores do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”.  Só para lembrar o jogo aconteceu no dia 18 de agosto de 1978, numa noite de sexta-feira histórica para os garcenses.  

Alguns falam que foi o Gaúcho, outros afirmam que foi o Mauro Val. Fomos procurados pelo corintiano Tadeu Vizotto, que nos indagou sobre o assunto.  E pesquisando nos arquivos do Jornal “Comarca de Garça”, encontramos facilmente a resposta: o gol foi de autoria do Álvaro Luiz Nogueira Miguens, o “Gaúcho”, na época avante do Garça e também do Ipiranga.

Naquela memorável noite, o time do São Paulo realizou um treinamento para marcar o primeiro jogo sob luzes artificiais no “Platzeck”. O então prefeito Francisco de Assis Bosque promoveu,  digamos um “plebiscito”, através da Rádio Clube de Garça, para saber qual o time que seria escolhido para abrilhantar a festa. Era só ligar e pedir. Disparadamente o escolhido foi o Corinthians Paulista. Só que a apresentação do todo poderoso Timão era inviável, um dos primeiros motivos, era o financeiro. Depois de muitos “diz que diz”, a escolha foi o São Paulo. Tudo porque no domingo seguinte, o tricolor paulista enfrentaria o MAC, em Marília,  jogo válido pelo Campeonato Paulista da Divisão Especial. Além do mais, seria uma de forma de se homenagear o goleiro Waldir Peres, garcense de nascimento, e uma das atrações do São Paulo.

Não houve qualquer solenidade especial para assinalar a inauguração dos refletores. A apresentação do São Paulo, então campeão brasileiro, mesmo realizando um treinamento coletivo, levou cerca de 10 mil pessoas no campo.

Como aperitivo, na preliminar jogaram o Frigus x Seleção Varzeana, numa partida de alto nível técnico. O pontapé inicial foi dado pelo Sr. Edil Peres, pai do goleiro Waldir Perez, que surgiu na várzea garcense e chegou até na Seleção Brasileira. E o primeiro gol noturno foi assinalado exatamente às 21h05, pelo atacante Milton, que quase sem ângulo, finalizou para as redes do goleiro Waldir Peres. Entretanto o gol mais comemorado foi do atacante Gaúcho, então atleta do Clube Atlético Ipiranga, num lance que teve a participação do Rogerinho, outro atleta garcense. Gaúcho avançou livre e tocou no canto, na saída do goleiro Toinho.

O técnico Rubens Minelli, escalou o São Paulo, da seguinte forma:  
Equipe “A” – Toinho (Waldir Peres); Getúlio, Estevam, Bezerra e Antenor; Chicão, Neca e Viana; Edu Bala, Milton e Zé Sérgio;

Equipe “B” – Waldir Perez (Toinho); Osmar, Tecão, Goiano (Plínio Dias) e Mário Valter; Teodoro, Muller e Peres; Rogerinho, Armando e Osmar Silvestre (Gaúcho). Gols: Milton (3) e Zé Sérgio para os titulares e Gaúcho para os suplentes. Arbitragem: João Luiz Zancopé, auxiliado por Antonio Carlos Roberto e Luiz “Sorocaba” Guerino; Renda: aproximadamente Cr$-110.000,00. 

Nos flagrantes: o veloz atacante Gaúcho (a dir), junto com lateral esquerdo Ricardinho, na época do Ipiranga. Depois em foto recente, veja o  Gaúcho, atualmente morando em Palmas (Estado do Tocantins), ao lado das filhas Luisa e Gabriela. E ainda o árbitro João Luiz Zancopé, que apitou o jogo, ao lado do goleiro Waldir Peres e o vereador Argemiro Beguine.