sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Recordar é Viver: `peladeiros.com homenageia Zeca Manchini´







Por Wanderley `Tico´ Cassolla

O grupo de amigos “Peladeiros.com” realizou no último domingo um apetitoso churrasco de confraternização de final de ano. E tiveram uma bonita atitude: aproveitaram para homenagear o esportista José Manchini, ex-atleta do futebol suíço garcense. O Zeca Manchini recebeu um bonito troféu e foi convidado para dar o pontapé inicial antes de começar a primeira disputa (foto).

Como de costume a turma se dividiu em quatro times e bateram aquela bola, tudo de forma bem despreocupada. Até porque o placar fica para um segundo plano. Teve até troféu e medalhas para os campeões. Vale lembrar que os ”Peladeiros.com” jogam todos os domingos de manhã na Academia Work Body. Não falha um domingo sequer. Uma turma unida, cujo principal objetivo é a prática salutar do esporte (futebol). Depois dos jogos é claro, aquela resenha e de vez em quando um churrasquinho.

Confesso que não conheço todos integrantes dos “Peladeiros.com”, mas o Marquinhos Vai, Cláudio Mancini, Toninho Ornellas, o goleiro Zu Peres, Paulo Zago, Marquinhos II, Marcelo Rossini, Fernando, Conessa, Fabio Sampaio, Tonon, Serginho Ishiki, Ricardo, João Luiz, Moisés, e o Constantino estão entre os destaques e batem um bolão.

Um dos mais empolgados é o Marcos Antonio da Silva, o “Marquinhos Vai” que não mede esforços para a continuidade do grupo. Ele só falta cobrar escanteio e correr na área para cabecear. Feliz com a idéia de homenagear o Zeca Manchini, tem novos planos para o futuro. Organizar mais jogos festivos,  assim como arrecadar  alimentos entre os atletas para doar a uma entidade benemérita de nossa cidade.

Mas voltando ao homenageado de domingo passado, o Marquinhos disse que a escolha não poderia ter sido melhor.  O Zeca Manchini praticou o futebol suíço “pelada”, por mais de 60 anos, esbanjando vitalidade e um bom futebol na lateral esquerda. Foi atleta de um time só, defendendo o sempre lembrado Kosminho, fundado no dia  25 de maio de l975, e que carinhosamente era conhecido como “os bons velhinhos”. Uma equipe que deixou seu nome registrado na modalidade.

Recordamos uma das formações do Kosminho, dos anos 70, quando era praticamente imbatível  jogando em seus redutos, nas noites de quinta feira, no campo de  “pelada e de terra”  do Garça Tênis Clube. O Kosminho sempre contava com um reforço a mais: o muro, pois a bola não saia para a lateral, batia e voltava e o jogo seguia. Chegou a manter uma invencibilidade de 2 anos, totalizando uma centena de jogos sem derrotas. O jornalista e também atleta João Alexandre Colombani registrava tudo nas páginas do Jornal Correio de Garça.

Em pé da esquerda para direita: Washington Guanaes, Dr. Caio, Colombani, Carlos Mancini, Toninho Orujian, Edgar do Café, Luiz Carlos Piazentin, Alemão, Erônides e Zeca Manchini. Agachados:  Paulo Renato, Agenor, Gervásio, Mario Baraldi, Plínio Dias, Sérgio Encarnação  e os garotinhos Serginho Stefani, Renê e Andrezinho.