segunda-feira, 19 de junho de 2017

Coluna Bate Pronto (20/06)



O Corinthians teve a sequência de seis vitórias sendo quebrada após o empate sem gols com o Coritiba, na capital paranaense. E ainda saiu reclamando, com muita razão, diga-se de passagem, de um gol legal de Jô, que foi erroneamente anulado pela arbitragem. Quem também empatou em 0 a 0 foi o Santos, diante da Ponte Preta, no Pacaembu.

O São Paulo perdeu a primeira como mandante, 2 x 1 para o Atlético-MG, que ocupava a zona de rebaixamento do Brasileirão/17. Lucão, que falhou no segundo gol, saiu execrado de campo, muito vaiado pela torcida. Chegou a dizer que logo deixará a equipe, definitivamente. Na verdade, o tricolor segue com campanha bastante irregular, deixando muitas dúvidas sobre a sequência da equipe na competição.

Único paulista a vencer na rodada, o Palmeiras foi até Salvador e passou pelo Bahia, 4 x 2. O resultado dá um pouco mais de tranquilidade ao técnico Cuca, sempre muito cobrado pela instabilidade da equipe. Outros resultados da rodada: Atlético-GO 0 x 1 Atlético-PR; Chapecoense 0 x 2 Botafogo; Fluminense 2 x 2 Flamengo; Vasco 2 x 1 Avaí; Sport 1 x 3 Vitória. Liderança ainda para o Corinthians, com 20 pontos e um jogo a mais que o Grêmio (18 pts), que enfrentaria ontem o Cruzeiro, em BH. Coritiba (15), Santos (13), Chapecoense (13), Vasco (12), Botafogo (11) e Ponte Preta (11), fecham o G-8. O Palmeiras é o 12º e o São Paulo 13º, ambos com 10 pontos. Ocupam o Z-4: Sport (8), Atlético-PR (8), Atlético-GO (6) e Avaí (5).

Em jogo preparatório visando os Jogos Regionais de Osvaldo Cruz, que vão começar em 19 de julho, o futebol masculino da SEJEL/Garça esteve atuando em Marília, quando enfrentou o time profissional do São Bento local, que vai integrar a Liga Paulista, após retornar às atividades depois de um longo período de paralisação. Ao final, a vitória ocorreu para os locais pelo placar de 4 x 1 (3 x 0, no 1º tempo). Yago anotou o gol solitário do time do técnico Rodrigo Dantas, o Diguinho. "Foi um bom teste, pois o nosso time que é sub/20 e jogamos contra o profissional deles. Vai haver volta no sábado, em Jafa, porém, com o time sub/19 deles", informou o assistente-técnico, professor Paulo `Sorato´ Sakatauskas. O futebol mantém a base de atletas que disputou os Jogos Abertos da Juventude, quando acabou eliminado por Marília.

Bauru conquistou o título inédito do NBB – Novo Basquete Brasil. Aliás, foi a primeira vez que uma equipe paulista ocupou o lugar mais alto do pódio. Na decisão do play-off melhor de cinco, vitória em Araraquara, 92 x 73, sobre o Paulistano, que abriu 2 x 0 na série, mas não conseguiu fechar. Aliás, os bauruenses se especializaram em viradas marcantes, pois foi assim contra Brasília nas quartas (3 x 1) e diante do Pinheiros, nas semifinais (3 x 2), onde sempre começou perdendo.

Alguns dos atletas envolvidos na decisão, enfrentaram o basquetebol garcense em competições da FPB durante os 12 anos em que a Sentinela do Planalto teve ótima representatividade junto a FPB, principalmente nas categorias de base. São os casos de Lucas Dias (Bauru), Jhonatan (Paulistano), Renato (Bauru) e o técnico Gustavo de Conti, do Paulistano, além do armador tupãense Yago e Léo Meindl, formado por Franca e que se sagrou campeão por Bauru.

Alex, principal defensor do futebol nacional, campeão por Bauru, também foi adversário de Garça, porém, em 1996, quando jogava por Assis nas competições organizadas pela extinta Winner Eventos Esportivos, sediada em Ourinhos, e também nos Jogos da Juventude. Ainda era infantil. E Gui Deodato, campeão por Bauru, teve breve passagem pelo basquetebol garcense em 2007, quando era sub/16.

E por falar em basquetebol, nem tudo são boas notícias. O Divino Salvador, de Jundiaí, grande polo formador feminino, encerrou suas atividades, devido à falta de dinheiro. Para ter uma ideia da importância daquela entidade, na última Olimpíada, sete das 12 atletas da seleção brasileira, foram formadas pelo Divino, que desenvolvia esse trabalho desde 1968.

Por outro lado, o Conti Assis, após cinco temporadas afastado, estará retornando com a sua equipe adulta nas disputas do Campeonato Paulista, cujo início será no 2º semestre.

Faleceu ontem o ex-presidente do GFC, Laudesmir `Galo´ Marangão. Ele esteve à frente do Azulão na década de 80, sempre com a equipe cumprindo boas campanhas. Afável e sempre de bom astral, Galo deixará uma grande lacuna na história do futebol profissional garcense.

Fonte: Jornal Comarca de Garça 

Atualização - No fechamento da rodada do fim de semana pelo Brasileirão/17, Cruzeiro e Grêmio empataram em 3 x 3, em BH. Com isso, os gaúchos seguem na vice-liderança.