terça-feira, 15 de novembro de 2022

A Seleção do Futebol Suíço Garcense de 2.022

 


Chegamos ao final da temporada, a primeira após a pandemia. O Campeonato/22 foi bem equilibrado, com a participação inicial de 13 agremiações. Foi o retorno da modalidade e, por conseguinte, da nossa Seleção do Campeonato.

Claro que é uma opinião pessoal deste blogueiro, que não vai ter unanimidade. Serei contestado, discordado, porém, é uma mera opinião. Existiram grandes destaques em várias posições, porém, tivemos que escolher os nove que formam a seleção de 2.022, inclusive um zagueiro apenas, pois vi dificuldades em deixar dois atletas da mesma posição (volância), fora. Seria injustiça caso um deles, que se enfrentaram na decisão, ficasse de fora, tamanha a exuberante temporada que tiveram. Vamos a ela:


Goleiro - Rodrigo (Flamengo)

Destaque rubronegro, principalmente nos jogos decisivos, o ótimo Rodrigo, com todos os méritos, é o melhor goleiro da temporada. Falando pouco e defendendo muito, ele disputou pela primeira vez o futebol suíço. A sua defesa na primeira decisiva num cabeceio no chão do atacante César, ficou marcada como uma das principais da historia. Simplesmente espetacular!


Lateral - Flávio (Kosminho)

Ele cumpriu um papel muito importante no Kosminho, time muito forte que eliminou o Levis e quase passou pelo campeão Flamengo. Atuou mais pela esquerda, porém, por ser destro, pode jogar - e muito bem - pela direita. Aponto Flávio como uma grande `revelação´ da temporada, se podemos chamar assim um atleta que disputa modalidade onde a idade mínimo é 35 anos.


Zagueiro - Ronaldão (Flamengo)

No quesito regularidade, Ronaldão fez um dos melhores, senão o melhor ano no futebol suíço. Zagueiro `raiz´, rebatedor, firme por baixo e muito bom nas bolas aéreas, comandou a defesa menos vazada da temporada. Com justiça, esse zagueiro de poucas palavras e muita discrição, entra em nossa seleção da temporada


Lateral - João Paulo (Flamengo)

Canhoto de chute potente, sempre apoiando o ataque e ainda marcando alguns golzinhos. João Paulo foi escolhido o lateral esquerdo da temporada. Um único senão: o azar que teve no jogo decisivo, quando teve que ser substituído por contusão ainda no 1º tempo. Tirando isso...


Meio-campo - Totonho (Flamengo)

Dono de um futebol refinado e técnico, ele pouco aparece, porém, tem uma importância indispensável no time rubronegro. Raramente desperdiça um passe e com suas costumeiras apresentações elegantes, foi peça preponderante na conquista de sua equipe, que foi a sua primeira na modalidade. O `gentleman´ Totonho não poderia ficar de fora de nossa seleção!



Meio-campo: Everaldo (Vimec)

Raça, garra e determinação, são qualidades que valorizam demais um atleta. E se ele ainda for técnico, o `pacote´ está completo. Everaldo é um grande exemplo de quem reúne todas estas qualidades. Líder do elenco vice-campeão, cumpriu uma temporada digna de registro. Foi muito bem e também seria difícil não colocá-lo na seleção. É aquele jogador que todo time gostaria de ter!


Meia atacante - César (Vimec)

Atleta dotado de ótimos predicados técnicos, César ainda se consagrou como vice-artilheiro, anotando 13 gols na temporada, alguns deles na cobrança de falta. Com uma finalização apurada e muito habilidoso com a bola nos pés, chamou a atenção de todos pela sua facilidade em organizar ações ofensivas. Mais um nome que não poderia `desfalcar´ a nossa seleção!


Atacante - Boquinha (Kosminho)

Um jogador diferenciado. Em temporada anterior já foi o `Craque do Ano´, quando defendia o Vimec. Atacante habilidoso, que, com a bola nas pés, é difícil de ser marcado. Realmente é muito bom e um tormento para os sistemas defensivos contrários. Comandou o ataque do Kosminho na excelente temporada do alviverde. Na minha equipe seria ele e mais oito. Sem conversa!


Atacante - Léo (Flamengo)

Boa gente, bem humorado e caindo como uma luva no ataque do time campeão, Léo, logo em sua primeira temporada no suíço garcense, já compõe a seleção do campeonato. Além de ter feito excelentes apresentações durante o ano, ainda foi o autor do gol do título, que quebrou um jejum de 16 anos do rubronegro em termos de municipais. `O homem que veio de Campos Novos Paulista´, fecha a dupla de atacantes da seleção/22.



Craque da Temporada: Maloca (Flamengo)

Sei que toda unanimidade é burra, mas no caso do `Craque da Temporada´, Maloca era a indicação de nove a cada 10 torcedores. Tenho certeza disso! Ao lado de Ronaldão comandou a zaga menos vazada e ainda marcou alguns gols, entre os quais, na vitória sobre o Vimec na primeira decisiva. Deixo um desafio: alguém se lembra de alguma disputa de bola que ele perdeu durante o ano? Sem sombra de dúvidas, é o melhor de 2.022.


Melhor técnico: Gilberto `Betão´ Aguiar (Flamengo)

Simplesmente Betão. Não há muito o que escrever. Obrigado por você engrandecer tanto o futebol garcense!