quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Coluna Bate Pronto (17/01)



O Paulistão/14 terá início amanhã, com os seguintes jogos: Paulista x Audax; Palmeiras (anunciou Marquinhos Gabriel, ex-Bahia, como mais um reforço) x Linense; Rio Claro x Sorocaba; São Bernardo x Botafogo; Santos x XV de Piracicaba; Mogi Mirim x Comercial. No domingo: Portuguesa x Corinthians; Bragantino x São Paulo; Oeste x Penapolense; Ponte Preta x Ituano. Lembrando que a fórmula de disputa determina 15 rodadas na fase de classificação. São quatro grupos, com cinco equipes cada, com os dois primeiros avançando às quartas de finais. Não vão existir confrontos entre as equipes do mesmo grupo.

O garcense Cássio Luiz Zancopé, comprovando mais uma vez a sua ótima fase na arbitragem paulista, foi escalado pela FPF para atuar no confronto entre Bragantino x São Paulo, que vai acontecer às 17 horas, no domingo, no estádio Nabi Abi Chedid. Ainda em termos de arbitragem, o mineiro Sandro Meira Ricci, 39, é o brasileiro escolhido como o representante nacional na Copa do Mundo. Ele vem de boas atuações no Mundial sub/20, na Turquia, além do Mundial Interclubes, no Marrocos, onde apitou a decisão entre Bayer x Raja Casablanca. Um dos assistentes escolhidos é o mariliense Émerson Augusto de Carvalho, 41, grande amigo de Zancopé. O outro será Marcelo Van Gasse, 37.

As constantes mudanças de cidade não acontecem apenas com os clubes de São Paulo. Após ter se mudado para Betim, o Ipatinga voltou a ser Ipatinga e disputará a 2ª divisão mineira em sua cidade de origem. Terá como treinador, Reinaldo, centroavante que marcou época no Galo mineiro, como um dos principais atletas de sua história. O assistente-técnico será Miranda, lateral-esquerdo do Guarani no histórico título brasileiro de 1978. O time também está na Série C do Brasileiro.

De Lauro Jardim, em ‘Veja': "Eis mais um exemplo de como é dramática a situação financeira do Vasco. O clube, lotado de causas na Justiça do Trabalho, tem solicitado o não-pagamento das custas processuais alegando falta de recursos. Há casos em que o Vasco não quer pagar míseros R$ 7 mil que bancariam os recursos de um processo." E pensar que esta mesma equipe tenta pegar `carona´ nos processos de Portuguesa e Flamengo e através da Justiça Comum, sonha em continuar no Brasileirão.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo de ontem, o Bom Senso FC analisou os pagamentos de jogadores em 15 dos principais clubes do Brasil. Segundo o levantamento, apenas dois deles estão em dia com os atletas: Cruzeiro e Palmeiras. A lista de devedores tem o Vasco da Gama como o clube com mais atraso de pagamentos. Clubes como Corinthians, Inter, Grêmio, Atlético-MG, Botafogo e Portuguesa também têm dívidas com seus elencos. Santos, São Paulo, Flamengo e Fluminense não foram pesquisados. Na pesquisa feita pelo movimento, estão incluídos clubes que devem salários ou direitos de imagem. Entre os casos de dívidas, há clubes que mantém os pagamentos em dia para titulares, mas atrasam para reservas.

Mais uma batalha nos tribunais para a CBF enfrentar. O Cianorte entrou na Justiça por uma vaga prometida pela entidade na Série D, ainda em 2012, por ter sido o quinto colocado no ano anterior. O próprio diretor de competições, Virgílio Elísio, havia assinado o documento endereçado ao time do interior paranaense. Porém, tudo mudou no meio do caminho e, pelo índice técnico, Londrina e JMalucelli foram os times que representaram o vizinho Estado no ano passado. O Cianorte, mesmo documentado, ficou fora e está alegando prejuízo em torno de R$ 3 milhões. De quebra, quer a vaga prometida. Mais um problema com difícil solução.

Deu no LanceNet!: “Assis, irmão e agente de Ronaldinho Gaúcho, enquanto negociava com Atlético-MG e Besiktas, da Turquia, procurou dirigentes de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo no começo desta semana. Repetiu o que fez em 2011, quando fez leilão com Grêmio, Palmeiras e Flamengo. Desta vez, nenhum  paulista entrou no leilão pelo jogador. Viram o lance inicial e caíram fora.” Há uma semana ele fechou contrato por mais uma temporada com o Galo.

E agora? A FIFA tomou conhecimento da guerra de liminares envolvendo Portuguesa, Flamengo, Fluminense e Vasco. Mandou um recado em alto e bom som: não tolera ações na Justiça Comum e não descarta uma intervenção. Já a Conmebol mandou um ultimato ao Flamengo: ou retira a ação ou vai ficar fora da Libertadores.

Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização: Neymar, em jogo pelo Barcelona, saiu contundido no tornozelo e deverá ficar afastado por cerca de 30 dias dos gramados.