segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Um ano da maior atrocidade cometida contra o esporte garcense



Dia 21 de janeiro de 2013. Há exatamente um ano, involuntariamente, o basquetebol, esporte coletivo mais vitorioso de todos os tempos em nossa cidade, teve as suas atividades encerradas. Os motivos? Todos sabemos.
Na ocasião, o time sub/19, que representava a Sentinela do Planalto junto à Federação Paulista de Basketball, acabou extinto. Sub/12, sub/13, sub/14 e sub/15, que integravam a Liga de Basquetebol do Centro Oeste Paulista, sediada em Bauru, tiveram o sonho de continuar defendendo a cidade, simplesmente tolhido.
Os Jogos Abertos da Juventude ficaram sem um dos seus representantes mais tradicionais e vitoriosos. E os Jogos Regionais sentiram muito a falta de uma equipe que sempre primou pela força e preparação esmerada. Aliás, naquela competição realizada em Dracena, um grupo de atletas, sem treinamento adequado e sem um especialista no comando, conseguiu o ótimo resultado de chegar em quarto lugar na modalidade. Todos passando pela preparação exigida, em temporadas anteriores, quando a modalidade sempre se destacou.
Garça terminou 2013 sem um jogo oficial realizado no ginásio João Gonzáles. Uma triste realidade para quem sempre companhou o único esporte com títulos internacionais na história - Copa Cone-Sul, cadete, em 2003 e Campeão Sul Americano, infanto-juvenil, em 2007.
O maior vencedor de Jogos Regionais e único esporte a ter ocupado o lugar mais alto do pódio nos Jogos Abertos da Juventude (O. Cruz/2004). O responsável pela quebra do tabu de 68 anos, sem Garça faturar uma medalha na Olimpíada Caipira - Foi bronze, em 2004, nos Jogos Abertos do Interior, em Barretos, evento que acontece desde 1936. Enfim, o único esporte com três pódios na maior competição esportiva da América Latina.
O basquetebol merecia, por tudo o que fez, mais respeito, muito mais carinho e consideração. Os 70 atletas que estavam em atividade nas escolinhas, não precisavam sofrer desta forma. Como se termina um projeto tão vitorioso, que prejudicou cerca de sete dezenas de crianças em sua mais tenra idade?
Foi ou não uma atitude `soberana´???