terça-feira, 21 de julho de 2020

Destaque Esportivo: "Um dos maiores goleiros da história do futebol garcense"


Ênio Aguiar: uma linda página escrita na historia do futebol amador
Ele é conhecido pelo seu excelente senso de colocação. Em todas as competições que entrou, devido à sua qualidade única, sempre foi apontado como favorito para conquistar o troféu de goleiro menos vazado. Passou pelo amador e depois chegou ao futebol suíço, onde disputou a última temporada de sua longeva carreira de mais de três décadas em 2014. O nosso `Destaque Esportivo´ é o sempre bem-humorado Ênio Aguiar, um dos mais destacados goleiros da historia do futebol garcense.
Vindo de uma das famílias que mais contribuiu ao longo dos anos para o desenvolvimento do futebol amador, Ênio começou a atuar como atacante, logo aos 14 anos de idade. Na época defendia o extinto Corintinha, ao lado do irmão, Nardão, enquanto o outro irmão, Betão, ficava à frente do Flamengo.
Após a unificação, todos começaram a defender o rubro-negro. Principalmente a partir da segunda metade da década de 80, com a ida de Nardão para o futebol suíço, Ênio assumiu a meta flamenguista, onde ficou por vários anos, conquistado títulos e inserindo, definitivamente, o seu nome na galeria dos arqueiros mais conhecidos e vitoriosos em todos os tempos. Seu último título com o Flamengo no Amador, foi há 23 anos. Depois iniciou a sua atuação no futebol suíço.


Ênio, em 1980, no Toyotão, com o Corintinha, aparecendo ao lado do irmão Nardão, que era o goleiro do time


Festejando o título do Campeonato Amador de 1986, ao lado do irmão Betão e do amigo Tino


Que saudade! João Aguiar, Betão, Ênio e Nardão


Com o time campeão de 1988, em flagrante no Toyotão

 
O último título no Amador foi em 1997, com o rubro-negro derrotando na decisão, o Vimec

No futebol suíço, poucos times e muito respeito e títulos
Ênio, após começar a atuar na nova modalidade, foi para o Flamengo, onde manteve a tradição de ganhar títulos individuais como o menos vazado. Sempre integrou times fortes, que brigaram pelas primeiras colocações, obtendo êxito na maioria das vezes.
Foi assim com a sua breve passagem pelo Os Pior e ultimamente com o Independente, igualmente considerados `grandes´ dentro do suíço.


Ênio teve breve passagem pelo Os Pior, após defender o Flamengo


Xôxo, Zumbé e Ênio Aguiar, quando era o arqueiro do Independente


A segurança e colocação do goleiro, sempre foram suas principais características