segunda-feira, 6 de julho de 2020

Destaque Esportivo: Um grandioso evento que deixou muita saudade



Prof. Cássio L. Zancopé sendo premiado como `Apito de Ouro´, por João Bosco dos Santos, então presidente da Comissão Disciplinar

Ela durou apenas quatro anos - realizou-se pela última vez em 2012 -, tempo suficiente para escrever uma bela historia no esporte garcense. Durante a sua realização, dezenas de esportistas receberam uma justa homenagem e centenas de atletas e dirigentes receberam prêmios por suas conquistas e realizações. Nesta edição do `Destaque Esportivo´ relembraremos as festas de encerramento do ano esportivo, que tanta saudade deixaram.
O evento foi criado em 2009, após minuciosos estudos feitos pela Secretaria de Esportes, que procurava alternativa para incentivar ainda mais o esporte garcense.
Todos os troféus em disputa levaram o nome de uma celebridade esportiva, que comparecia ao evento e recebia a marcante homenagem, por sua contribuição ao esporte de nossa cidade. E geralmente com presença dos familiares.
Cenas emocionantes foram presenciadas, com o público aprovando em cheio os momentos de rara comoção que aconteciam na Sala Miguel Mônico, local escolhido para receber a comunidade esportiva.
O evento foi realizado até 2012, com a sua última edição sendo acontecendo no auditório da Secretaria de Educação.


Talvez a celebridade esportiva que mais tenha se emocionado: Silvio Perez, o saudoso e inesquecível Goiano, na edição de 2009



Mais duas personalidades que foram lembradas, com todos os méritos: o saudoso Rogério A. Atílio e Wanderley `Tico´ Cassolla


Juliano, então no JP, recebendo o troféu que homenageou o saudoso Robson `Pezão´, entregue pelo filho, Fabiano Oliveira, em 2011


Momento de emoção: Flamengo e JP com os troféus que lembraram o radialista João Carlos Camacho

Seleções dos campeonatos municipais: uma atração à parte
Entre os premiados, estavam atletas e técnicos das equipes que disputavam os municipais e que eram escolhidos para a `Seleção do Campeonato´.
Eram distribuídos formulários aos treinadores/dirigentes, que apontavam os melhores atletas em cada posição. Técnico, revelação e craque do respectivo certame, também tinham o seu espaço. Após o recolhimento pela organização, os dados eram compilados, para a divulgação dos `selecionáveis´. Destacando que a única regra existente era a proibição do técnico/dirigente votar em atleta de sua própria equipe.
Tal escolha gerava uma expectativa muito grande e servia para tornar as disputas ainda mais acirradas, até por que quem não gostaria de ser apresentado, no palco do Teatro Municipal, como o melhor de sua posição na temporada de disputas?


A primeira seleção do futebol suíço foi escolhida em 2009

Futebol amador e os melhores do ano de 2009

Objetivo de valorizar as competições foi plenamente alcançado
Nas quatro temporadas de existência, o evento alcançou o seu principal objetivo e valorizou sobremaneira as competições e os seus participantes.
Todos foram lembrados, vários foram premiados e a impressão deixada foi que o esporte recebeu um tratamento sem igual, com grande divulgação, com a importância do segmento sendo reconhecida e destacada. Enfim, um evento que marcou época e que nunca será esquecido por quem dele participou.


Comunidade esportiva garcense sempre compareceu em peso ao evento no Teatro


O sempre artilheiro Téia, do Vimec, no momento em que recebia o troféu Roberto Bertuçu


Claudinei Sarapatel, então no Guanabara, recebendo o troféu Júlio Cardoso, pelo título do returno de 2012