sexta-feira, 10 de julho de 2020

Recordar é Viver: "Ceci, o craque da camisa 10"










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Hoje a coluna fala um pouco da carreira do grande Alcyr da Rosa Lima, o craque Ceci, que envergou a jaqueta do Garça, nas décadas de 50/60. “O moço que veio de São Manuel”, como diria o ex-locutor Fiori Giglioti, nos potentes microfones da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Ainda recentemente Ceci foi lembrado na sua terra natal, onde também fez história, defendendo as cores da Associação Atlhética Sãomanuelense, outrora tradicional agremiação do interior paulista, fundada no dia 21 de junho de 1.919. Portanto, se estivesse em atividades, seria uma equipe centenária (101 anos). Mas lá como cá, o futebol profissional está parado. Nada da bola rolar nos gramados.

Dentre as “comemorações” do aniversário vários jogadores foram lembrados. Um em especial, o craque Ceci. Tudo através do historiador em São Manuel, Ricardo Rosa Lima, irmão do Ceci, que descreveu em seu conceituado e admirado blog “A NOSSA SÃO MANUEL TEM HISTÓRIA”.  A narrativa descrevemos a seguir: “Associação Athlética Sãomanuelense. Domingo, 19 de Junho de 2020, memorável 101 anos de histórias. Um clube brasileiro de futebol fundada em 19 de Junho de 1919. Suas cores vermelho e preto e um estádio com capacidade de 2500 lugares. A Associação Athlética Sãomanuelense teve 12 participações no Campeonato Paulista Brasileiro de futebol e foi campeã da Quarta Divisão em 1.968”.

E prossegue Ricardo: “Conto aqui parte de uma história de um irmão por parte de pai que jogou pelo clube na década de 60. Alcyr da Rosa Lima, filho de meu pai Francisco Rosa Lima e de Rosa Polli de Lima, sãomanuelense, nascido em 14 de Abril de 1932 e falecido em 21 de Novembro de 1977, na cidade de Garça - SP. Ele foi professor na cidade de Garça, onde morou após não jogar mais futebol, lá faleceu. Viveu com sua família, a esposa Vilma Piola e dois filhos, Rosângela e Alcyr da Rosa Lima Filho.

A história do Alcyr da Rosa Lima, têm o seu nome junto com tantos e tantos nomes que marcaram época no esporte sãomanuelense, em uma placa de homenagens, do ano de 1986, na gestão do Prefeito Milton Antônio Casquel Monti. Na cidade de Garça, Alcyr da Rosa Lima, tem uma Escola Estadual com seu nome, por gratidão de grande professor que foi naquele município do Estado de São Paulo. Uma escola estadual que possui 576 alunos em Ensino Fundamental II, Ensino Médio e é denominada "EE Prof. Alcyr da Rosa Lima”.

Só complementando. O Ceci, de fato foi um craque da bola. Isto todos os torcedores mais antigos aqui de Garça, sempre comentam comigo. Numa análise, coloco o Ceci, entre os três melhores da história do nosso futebol profissional, ao lado de Altamiro Gomes e Bô. Na foto, um trio de outro do Garça: Garcia, Evaldo e Ceci. Sem falar que o filho (Alcyr) também jogou muita bola e fez brilhante carreira no interior paulista, matrogrossense e goiano. Hoje já encerrou a carreira. A minha admiração pelo Ceci é tamanha, que no atual campeonato municipal de futebol de botão, montei um time das lendas do Garça, e o camisa 10 é justamente ele (foto). Também descobri que era uma pessoa muito inteligente. Talvez isto não o fez seguir na carreira, parou cedo com o futebol. Para se tornar um grande mestre. Como bem disse, o mano Ricardo: “o Alcyr da Rosa Lima, é um orgulho para as famílias Rosa Lima”.