quinta-feira, 23 de julho de 2020

Destaque Esportivo: "Um grande exemplo de vitalidade dentro do futebol garcense"



Jabu tem uma história vitoriosa no futebol garcense
Ele iniciou a sua trajetória no amadorismo garcense na década de 70. Passou por várias equipes do futebol amador, suíço e máster, sempre conquistando títulos por onde passou. Atuou nas duas laterais, na zaga e por vezes, até no meio-campo, apesar de ter iniciado no ataque. Você terá a chance de acompanhar a história de Anízio Ferreira da Silva, o Jabu, mais um  `Destaque Esportivo´ do nosso blog.
Tendo começando a dar os seus primeiros chutes numa bola nas antigas equipes da extinta CCE na década de 70, sob o comando dos saudosos Mário Martins e Túlio Calegaro, Jabu iniciou como um rápido ponteiro-direito. “Mas naquela época, havia muitos atacantes de ótimo nível e fui aconselhado a retornar para a lateral, devido à minha capacidade física”, relembra.
Como lateral vivenciou a sua melhor fase técnica na várzea, principalmente defendendo as cores do Flamengo. “Nosso time na década de 80 era muito forte, com uma zaga muito sólida. Participei do tri e do tetracampeonato”, recordou em tom de grande saudosismo. Aliás, Jabu fez questão de frisar como era fácil atuar, “principalmente com o Tico de centroavante, pois eu deixava a bola passar um pouquinho e `metia´ de três dedos na área, da lateral-esquerda. Era só sair para o abraço”.
No Campeonato Amador, além do Flamengo, ainda teve atuação destacada pela Portal, São José dos Bonini, Cliregal e Guanabara. No `auge´, como sempre gosta de frisar, também disputou os famosos campeonatos regionais dos anos 80, quando jogou pelo Atlético Pirajuí, Ocauçu, Alvinlândia e Gália. E claro, pelo Salec, time que recordou com muito carinho.


Na década de 80 viveu a sua melhor fase defendendo o Flamengo


Conquistou títulos importantes pela equipe de vila Rebelo


Um flagrante de 1979, defendendo o São José do Bonini; Jabu é o antepenúltimo em pé; o garotinho com a camisa do Santos é o ex-lateral da seleção brasileira, Roberto Carlos

No futebol suíço, passagem foi marcante
Após fechar o seu ciclo no futebol amador, Jabu acabou migrando para o futebol suíço. Por lá defendeu Eletrônica, Cotrag e Socafé, onde faturou o título municipal de 1997.
Ele também não esquece sua passagem pelo extinto Corintinha de Jafa, nos aos 70, seguindo em atividade, desfilando o seu futebol clássico no suíço máster.


No futebol suíço, jogou, entre outros, pela campeã Socafé, em 1997

Mais uma de nosso `Destaque Esportivo´ no amador, na equipe da Portal, em 1992

A decisão do máster de 2012: uma grande emoção
Após passar pelo Flamengo em três temporadas, além de jogar pelo Nacional, Jabu viveu uma grande emoção na decisão do futebol suíço máster de 2012.
Jogando pelo SEC, marcou o gol do título na prorrogação da final frente ao Dinos, em momento que até hoje lhe causa muita emoção. Seguiu no SEC, mas posteriormente acabou atuando em outras agremiações na modalidade.


Após marcar o gol do título do SEC em 2012, Jabu levanta o troféu de campeão ao lado de Tião Magro


Ele pode ser visto acompanhando os jogos do suíço ao lado de amigos, entre eles, Valdir Tramontini


Em ação pelo SEC, um dos times que defendeu no master