sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Recordar é Viver: "Pelé, o eterno Rei do Futebol"

 



Por Wanderley `Tico´ Cassolla

A coluna retorna aos gramados hoje, ou melhor, ao jornal iniciando a temporada do ano de 2023. Esperando recordar só notícias boas da história do nosso futebol, em especial do amadorismo e também do Garça FC. A jornada no corrente ano será recheada de belas recordações. Mas antes disto, não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem a Edson Arantes do Nascimento, “Pelé”, o Rei do Futebol, o maior de todos os tempos, que, infelizmente, faleceu no último dia 29 de dezembro.



E falar o que de Pelé? Depois do que ele fez em campo e o que já foi escrito, seria chover no molhado. Então, optamos por escolher a poesia de homenagem que o palmeirense Faustino Fernandes Ranieri, o “Poeta de Garça” (foto), fez para o Rei Pelé. Ao mesmo tempo, registrar o encontro de três garcenses que tiveram a honra (e felicidade) de posar ao lado do “Atleta do Século”. O poeta de Garça, caprichou na poesia:

“No dia 29 l2 2022, não só o Brasil, o mundo inteiro ficou de luto

Ao perder esse fruto

Que deu muita gloria ao seu torcedor

Essa pessoa é o saudoso Edson Arantes do Nascimento

Que ficará eternamente em nossos pensamentos

Esse que foi um grande jogador

Essa pessoa que eu, o Poeta de Garça, estou falando

Só de dizer o apelido artístico do Pelé, fiquei com o olho lagrimando

Em fazer essa poesia

Afinal, o Rei Pelé, fez na sua vida a sua história

Que jamais apagará da nossa memória

Desse ídolo que só deu alegria

Hoje, neste dia 29 do 12 de 2022

Perdemos o grande ídolo do futebol, que é o Pelé, que se foi,

Para nunca mais voltar

Mas onde o Rei Pelé jogou, tanto no Santos ou na seleção brasileira

Essa sua grande carreira

Para sempre, nós os torcedores brasileiros, iremos lembrar”.




GARCENSES COM O REI: Recordamos o flagrante dos “craques” garcenses com Pelé. No ano de 1.989, na TV Record, Pelé participou do programa do Ney Gonçalves Dias. Em seguida, o Zancopé Simões (foto), aproveitou para fazer uma bela de uma entrevista.


O professor José Luiz Tech, no ano de 1.986 (foto), trabalhou como auxiliar do preparador físico Júlio Mazzei, na Seleção Brasileira de Seniors, treinada por Luciano do Valle, que disputou o Mundialito da categoria, realizada no Brasil.


No ano de 1.984, o jornalista José Renato Leal de Oliveira (foto), em Campinas, teve a oportunidade de não só entrevistar o Pelé, como também almoçar com ele. Depois do almoço e a sobremesa (papaia com cassis) o bate papo foi bem agradável. Com uma pergunta inesquecível do então “foca do Correio Popular”: Pelé, o que foi mais difícil ao parar de jogar futebol? A resposta do Rei, veio rapidamente: “Foi dormir Pelé e acordar Edson”.