sexta-feira, 22 de março de 2013

Recordar é Viver: `Memorial do Corinthians, um mundo de emoções´








Por Wanderley `Tico´ Cassolla

No dia 10 de outubro de 1977,  juntamente com o  Luiz dos Santos Filho, o Luizinho da LD-Seguros, realizamos  uma inesquecível aventura. Numa excursão de ônibus, organizada pelo corintiano Marcelo Nassif Avelar, assistimos no Estádio do Morumbi (SP), um dos jogos finais do campeonato paulista entre Corinthians x Ponte Preta. Uma verdadeira epopéia para nós, uns quarenta adolescentes. Decorridos quase 36 anos nos encontramos novamente, na última quinta-feira,  para outra façanha.  Destino: Memorial do Corinthians em São Paulo, acompanhado do Enéas Filho e o Ivanir Antonio dos Reis e ver todas as conquistas e glórias do alvinegro corintiano. 
                           
O MEMORIAL: Inaugurado no dia 27 de janeiro de 2006, em cerimônia que teve a presença  do então presidente da República (e corintiano) Luis Inácio Lula da Silva, de convidados especiais, antigos ídolos do clube e torcedores.
Ao entrar no Memorial do Corinthians, localizado no prédio da sede administrativa do Parque São Jorge, deixamos de ser apenas um torcedor e passamos a viver o mundo do futebol profissional. A porta se abriu e, de repente, estamos dentro de um vestiário, de verdade, nos mínimos detalhes, com direito à imagem de São Jorge Guerreiro, recepcionando-nos ao alto; até os trajes usados pelos jogadores estavam ali em exposição: meiões, shorts, camisas, caneleiras, chuteiras, toalhas, sejam eles pendurados nos cabides ou nos respectivos armários.
Nós quatros “devidamente uniformizados”,  e prontos para entrar no campo. Antes, porém, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil,  nos abençoando. E não faltou nenhum detalhe: ao transpor outra porta, a torcida nos esperando com muito entusiasmo e gritos de guerra. Faixas penduradas nas arquibancadas; bandeiras sendo desfraldadas, ouvimos os gritos dos fanáticos torcedores ecoando por todo o estádio. Agora, ali estarrecidos éramos os próprios jogadores em campo, vivendo intensamente a paixão do futebol, como fazem os craques da bola. A viagem continuava... E, revivendo as grandes emoções, três telões gigantes mostravam as defesas, as jogadas, os dribles e também os gols importantes de jogos memoráveis.  De repente, nos deparamos com um enorme painel repleto de fotos de equipes corintianas, desde sua fundação em 1910, ano a ano, até os dias atuais. A modernidade, a tecnologia e a interatividade se fazem presente no passado do Corinthians.
Um pouco mais a frente em outro painel, através de um toque nas respectivas fotos,  íamos  interagindo sobre a carreira dos jogadores  mosqueteiros, com direito ao histórico de cada um, em especial dos nossos conterrâneos Waldir Peres e Roberto Carlos. Os heróis que vestiram o manto alvinegro estão devidamente imortalizados, em vários painéis individuais e tamanhos naturais: Biro-Biro, Carlito Tevez, Ronaldo Fenômeno, Basílio, Rivelino, Sócrates, Vladimir, Neto, entre outros. Ou até em caricaturas devidamente autografadas pelos craques. A visita na sala dos troféus foi emocionante. Estávamos ali frente a frente, com as relíquias corintianas conquistadas ao longo dos anos com muito suor e sofrimento. E olha que tem uma quantidade infinita de troféus, impossível contar todos. Alguns merecem registro especial: o troféu Bandeirante do 4º centenário, campeão paulista de 77 (foto), Libertadores 2012 e Campeão Mundial 2000 e 2012 (foto). Para finalizar esse passeio no tempo, uma sala de cinema recordava, através de filmes, os gols e as narrações das conquistas de todos os títulos. Em seguida uma visita nas dependências do clube, para conhecer as estátuas/ bustos dos ídolos alvinegros: Luizinho, “o pequeno polegar”, Cláudio, “o gerente”, Baltazar, Dr. Sócrates, e até o capacete do tri-campeão Ayrton Senna. Uma visita ao Estádio Alfredo Schuring, o lendário Parque São Jorge  e um “passeio no ônibus de 77”, nos levou ao fim desta inimaginável viagem, digna de um verdadeiro bando de loucos, loucos pelo Corinthians. 

Fonte: Jornal Comarca de Garça