Bacanão, do CHG, é um dos dirigentes que deve comparecer à Câmara |
Neno Cabeção é o diretor mais indignado e inconformado com a atual situação do futebol amador |
Neste domingo o assunto ganhou corpo durante os jogos do suíço que estavam acontecendo nos campos da AABB. Chegou ao nosso conhecimento - fato comentado anteriormente -, que alguns dirigentes estarão comparecendo na sessão camarária desta segunda-feira (10), a fim de expor aos edis, a caótica situação em que se encontra a mais tradicional modalidade do futebol garcense.
Aproveitamos e trazemos à tona, mais uma vez, as reclamações dos diretores de equipes, aqueles que são os verdadeiros responsáveis pelo certame, que se mostram muito aborrecidos com a situação, a ponto de se recusarem a pegar as fichas.
Tudo para o suíço, enquanto para o Amador...
Há vários questionamentos sobre o fato do suíço e o master terem merecido uma grande atenção, que não chegou até o Amador. Foram citadas algumas situações, entre elas, o fato de terem sido construídos banheiros no suíço - enquanto não estavam prontos, tinha até banheiro químico no local -, enquanto no Toyotão, por exemplo, não existe nenhum em situação digna. Mulheres, por exemplo, vivem o desconforto de terem que se retirar do estádio para procurar algum banheiro, pois lá...Lembrando que a última melhoria recebida pelo Toyotão foi a reforma das arquibancadas, executada em 2009, devido ao estado lastimável que se encontrava à época, ao fim da temporada anterior;
Esperança na ocorrência de ações que visem o fortalecimento do Amador
Pelo menos era isso que os dirigentes esperavam da reunião técnica. Porém, quem esteve à frente da reunião não apresentou absolutamente nada e ainda pediu sugestões aos próprios clubes. Ficou claro a inexistência de alguma ideia que seja. Dessa forma, como algo vai prosperar?
Situação do Platzeck, que segue interditado
Vamos relatar os fatos desde o início. O Estatuto do Torcedor foi homologado em 2003, sendo que no ano seguinte, com o time profissional do GFC, o estádio deveria começar a ser adaptado. Passaram-se seis (6) anos, sem que nada fosse feito no principal logradouro esportivo garcense, até que o muro que dá de fundos com a APAE, foi levantado. Desde 2011 o local não recebe mais competições, devido à falta de laudos técnicos, entre eles, o AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Um pouquinho de boa vontade e tudo estaria resolvido. A prova do que estamos afirmando? Acesse o link abaixo:
http://blogdomarcaogarca.blogspot.com.br/2013/08/a-situacao-do-platzeck-na-palavra-de.html
Falta de estádios para realização de amistosos
Existem poucos times e aqueles que querem jogar, ficam tolhidos de seu sagrado direito. O motivo? A falta de estádios. Enquanto isso, dois campos de futebol suíço foram `forjados´ ao lado do ginásio João Gonzales. A `desculpa´ de que estão os estádios passando por reformas, não existe. E eu provo! Como o campo do CT e o Módulo podem estar passando por reformas, se não foram utilizados para competições no ano passado? Se foram, o fato aconteceu em datas pontuais e não até o final da temporada. Se tivesse demonstrado organização, a tal reforma teria começado bem antes e não atrapalharia os referidos gramados agora. E os times poderiam realizar jogos amistosos, fato que não ocorre;
Inúmeros problemas ocorridos no ano passado
Falta de árbitros ou assistentes que causaram o cancelamento de jogos, confusões, problemas estruturais, enfim, uma série de fatos que empanou o brilho do último certame. Claro que muitos decidiram se afastar após estas ocorrências. E lembrando que os árbitros - alguns deles - estariam se movimentado para exigir um substancial aumento nas taxas. Eles tem calafrios ao recordar que de 2001 a 2008, não ocorreu um centavo de reajuste e temem que agora isso volte a ocorrer. E sem eles, não há competições. Aliás, o blog recebeu a informação de uma fonte de que foi combinado uma taxa para as finais do ano passado (valor em dobro por se tratar de decisão), mas foi paga outra (valor normal). Isso revoltou os poucos abnegados, além de dizimar a réstia de credibilidade que existia.
Seria coincidência?
Na última vez que o Campeonato Amador teve seis (6) times foi em 2006. Na ocasião, o Flamengo foi o campeão. Será que na época houve alguma atitude `soberana´ que tivesse causado o pequeno número de participantes?
32 anos
Com tantos problemas e contrariedade, o Campeonato Amador corre o sério risco de não ser realizado em 2014. Alguém se lembra quando isso ocorreu pela última vez? Foi em 1982, quando o prefeito era o sr. Ary Marino Filho. Na ocasião, não houve um acordo referente ao pagamento da arbitragem por parte da Prefeitura, forçando a criação de uma competição paralela, a Taça Cidade de Garça - não confundir com a Copa Lions. Os times foram os gestores da competição, que terminou com o título para o Flamengo. Será que após 32 anos o fato novamente ocorrerá?