terça-feira, 26 de agosto de 2014

A inocência e a pureza que acompanham a pergunta de uma criança



Fui surpreendido no domingo, com um aluno de 9 anos, que me procurou no futebol suíço e ao me avistar, veio correndo e me abraçando: " `Pussor´, `pussor´, por que você não está mais dando aula pra nós???", foi a primeira coisa que me perguntou, acompanhado do pai.
Naquele momento, senti o que todos os professores - ou a maioria deles - sentem: a certeza do dever cumprido. O gesto simples, desinteressado, acompanhado da inocência e da pureza que acompanha todas as crianças, por si só, é a maior das recompensas de um educador.
Porém, fiquei sem ação, pois como responderia e explicaria àquela criança o que é uma `perseguição política´, `liberdade de expressão´, `Constituição Federal´, `Declaração Universal dos Direitos Humanos´ e, principalmente, a diferença entre um professor, de carreira ilibada, sem nenhuma falta, advertência ou algo semelhante em mais de uma década no serviço público e um jornalista, com atuação paralela, que faz questão de criticar as mazelas que tomaram conta do esporte de nossa cidade?
Como lhe explicaria o que é um Processo Administrativo Disciplinar e uma comissão formada por três funcionários comissionados (cargos em confiança)? Ou a decepção de ter sido `punido´ injustamente, numa situação que tem causado comentários por vários cantos da cidade, sempre com as palavras `perseguição política´ tendo destaque nas frases que tornam clara um inconformismo geral?
Aquele sorriso, aquele abraço, aquela satisfação do aluno em conversar com o professor, nunca vou esquecer. Me deixou mais forte e determinado. E você, caro internauta, quer saber como terminou a nossa conversa? Simples: respondi a ele que todo caminho tem, tem ida e volta.
Essa frase vai me acompanhar durante todo esse período negro, de perseguição, de mentiras contadas em redes sociais ou até em casa de lei.
Que um dia terminará. Tenho certeza disso. E me reencontrarei com todos os meus queridos alunos, para abraçá-los e seguirmos juntos a nossa caminhada para uma educação cada vez melhor. Apesar das perseguições, retaliações e mentiras.