segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Coluna Bate Pronto (26/08)





A nação alviverde, apesar da péssima fase do time no Brasileirão, está em festa hoje, quando o Palmeiras está comemorando o seu centenário – conseguiu sair da zona de rebaixamento. O Verdão é considerado o campeão do século XX, é o time com mais títulos em nível nacional. De quebra, tornou-se o primeiro campeão mundial de clubes, em 1951, em competição reconhecida recentemente pela FIFA, quando derrotou o Juventus-ITA, na decisão. A festa começou no sábado, na Praça da Sé, na capital, com a presença de milhares de torcedores e alguns ídolos eternos, como o goleiro Marcos.

De acordo com o site oficial da equipe, “A história da Sociedade Esportiva Palmeiras começa em 1914, quando o sonho de grande parte dos imigrantes italianos na cidade de São Paulo se tornou realidade. Impulsionados pela excursão do Torino e do Pro-Vercelli ao Brasil, no início do século XX, os jovens Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone divulgaram através do jornal Fanfulla, órgão de imprensa voltado aos oriundi, um convite aos interessados na fundação de uma agremiação esportiva que tivesse a representatividade que a imensa colônia merecia. Após algumas reuniões e discussões acerca do novo clube, em 26 de agosto de 1914, no extinto Salão Alhambra, à época situado na região da Praça da Sé, e na presença de 46 interessados (em sua maioria funcionários das Indústrias Matarazzo), foi fundado o Palestra Italia – a palavra Palestra, de origem grega, significa em tradução livre da língua italiana “academia ou escola onde se pratica atividades físicas”. O primeiro título veio em 1920, o estadual, após decisão contra o Paulistano, batido por 2 x 1.

E prossegue: “Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, o governo Getúlio Vargas instituiu decreto que proibia a qualquer entidade o uso de nomes relacionados aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Sob forte pressão pública, o Palestra Italia se viu obrigado a mudar de nome, passando a se chamar Palestra de São Paulo (já que "palestra" é uma expressão grega, o que não contrariaria a decisão governamental). A mudança não aplacou as pressões políticas e até esportivas e, sob pena de perder seu patrimônio para outro clube e ser retirado do campeonato que liderava, o Palestra foi obrigado a mudar de nome novamente. Nas vésperas da partida final do Campeonato Paulista, que seria realizada em 20 de setembro de 1942, a diretoria palestrina, em reunião tensa, definiu a mudança para Sociedade Esportiva Palmeiras. Quando as discussões estavam no auge, o Dr. Mario Minervino pediu a palavra e solicitou ao secretário, Dr. Pascoal W. Byron Giuliano, que anotasse na ata: “Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões”. Na final daquele ano, vitória sobre o São Paulo, 3 x 1, com o tricolor saindo de campo quando foi marcado um pênalti para o Palmeiras.”

O Palmeiras é o único clube brasileiro que vestiu a camisa da seleção brasileira para representar o país. O fato ocorreu em 1965, no dia sete de setembro, na inauguração do Mineirão. O time do argentino Ernesto Filpo Nuñez bateu o Uruguai, 3 x 0, com gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano. Entre as manchetes dos jornais da época, destacou-se uma que dizia sobre a vitória: “O Palmeiras foi grande como o Brasil”. Um dos títulos mais lembrados é o Paulistão de 1993, quando derrotou o Corinthians, na decisão, 4 x 0, após derrota na primeira partida, 1 x 0, naquele gol em que Viola imitou um porquinho. Era o fim de um tabu de 17 anos sem títulos estaduais e a primeira conquista da era Parmalat. Edmundo, Evair, Zinho, Mazinho, Antonio Carlos, e o folclórico zagueiro Tonhão, são os nomes mais lembrados daquela época. Aliás, a maior vitória do Palmeiras sobre o Corinthians foi um 8 x 0, nos anos 30.

Ao longo dos 100 anos de sua existência, o Palmeiras teve os seguintes técnicos como os mais vitoriosos: Aymoré Moreira, campeão mundial no Chile com a seleção, em 1962, teve duas passagens pelo clube, sendo referenciado até hoje pelo título da Taça Roberto Gomes Pedrosa, em 1967. Faleceu em 98, aos 86 anos; Felipão, treinador campeão da Libertadores de 99 e da Copa Mercosul/98. Venceu ainda duas Copas do Brasil, em 1998 e em 2012; O recém-falecido Mário Travaglini, que faturou o Paulistão/66 e o Brasileiro do ano seguinte; Osvaldo Brandão, considerado por muitos, o melhor técnico da história alviverde. Foi tri-campeão brasileiro: 1960, 1972 e 1973. Morreu em 1989, aos 72 anos.

Ernesto Filpo Nuñez era argentino, como o atual treinador, Ricardo Gareca. Teve três passagens pelo Parque Antárctica, sendo o responsável pela primeira “Academia de Futebol”, nos anos 60, quando comandou Ademir da Guia, Julinho Botelho, Dudu e Djalma Santos, atletas que venceram o Rio-São Paulo de 1965. Morreu em 1999, aos 78 anos. Bicampeão paulista e brasileiro em 1993 e 1994, Vanderlei Luxemburgo também é considerado um dos maiores da história palestrina. Em sua última passagem, em 2008, foi campeão estadual, ao derrotar a Ponte Preta na decisão. O menos conhecido de todos é Ventura Cambon, técnico dos anos 40 e início dos anos 50. Foi campeão paulista em 1950, garantindo presença no Mundial de Clubes do ano seguinte, quando comandou o time que entrou para a história do futebol mundial. Morreu aos 53 anos, em 1957.

Resultados do fim de semana pelo Brasileiro/14: Palmeiras 1 x 0 Coritiba (Verdão voltou a vencer após 10 jogos e o Coxa demitiu Celso Roth, trazendo Marquinhos Santos para o seu lugar); Botafogo 1 x 0 Chapecoense; Atlético-MG 1 x 0 Internacional; Vitória (anunciou o retorno de Ney Franco) 0 x 1 Figueirense; Fluminense 4 x 0 Sport; Goiás 0 x 1 Cruzeiro; Grêmio 2 x 1 Corinthians (Guerrero acabou expulso); São Paulo (gols de PH Ganso e Pato) 2 x 1 Santos (Gabigol marcou de pênalti); Atlético-PR 0 x 0 Bahia; Criciúma 0 x 2 Flamengo. G-4: Cruzeiro (39), São Paulo (32), Internacional (31) e Corinthians (31). No Z-4: Criciúma (17), Bahia (16), Coritiba (15) e Vitória (15).

Jogos pela Copa do Brasil, oitavas de final, jogos de ida: hoje, Vasco da Gama x ABC. Amanhã: Botafogo x Ceará; Cruzeiro x Santa Rita-AL; Coritiba x Flamengo; América-RN x Atlético-PR (demitiu o técnico Doriva, após empate com o Bahia); Palmeiras x Atlético-MG; Bragantino x Corinthians. Na quinta-feira, Grêmio x Santos. Pela Sul-Americana, também na quinta-feira, o São Paulo (revista Veja divulgou que Muricy está com três meses de salários atrasados, informação desmentida pela cúpula tricolor) vai jogar em Criciúma, que demitiu o técnico Wágner Lopes, após a derrota para o Flamengo.

Fonte: Jornal Comarca de Garça