sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Recordar é Viver: "Sempre é Carnaval"









Por Wanderley Marcos `Tico´ Cassolla


Como faz todos os anos a coluna “muda de campo” e fala um pouco de carnaval, a maior festa do povo brasileiro. É hora de recordar um pouco dos antigos carnavais  de Garça, especialmente de salão, quando tudo era alegria e folia. Outrora  nesta época era só carnaval, futebol nem pensar. Os tempos mudaram, tem bola rolando em plena folia de momo. Tal como o futebol, o carnaval vem perdendo espaço e sua tradição nos dias atuais, principalmente nas cidades interioranas.

O mundo não para, as brincadeiras de antigamente, hoje ficaram só na saudade. Um dos motivos sem sombras de dúvidas  é a “net”, principalmente entre a juventude. Com isto  algumas festas foram sendo renegadas e “jogadas para um segundo plano”. E o carnaval também sentiu o baque. A tão propalada festa praticamente deixou de existir nas pequenas cidades. Carnaval de salão em poucos lugares. Em cidades de porte maior em nossa região, como Bauru e Marília, os bailes de salão não tem mais. Pelo jeito mesmo o carnaval vai ficar só nas ruas e nas grandes capitais”. Dos poucos mais  de 5.500 municípios do Brasil, uma quantidade bem pequena, calculo que em torno de 10% (se muito) ainda mantém a tradição.

A festa que era popular, praticamente ficou elitizada, com muito luxo, glamour, e grana pra quem quiser curtir.  Só nos resta  ficar em casa e assistir na tela da TV os desfiles das escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo, e os corsos da Bahia, Pernambuco e outros Estados do Nordeste.

Recordando um pouco acontecia em Garça um dos melhores bailes carnavalesco da região. Clubes completamente lotados com muita animação. Quem não se lembra dos bailes do Clube Zé do Patrocínio, Kai-Kan, Clube do Garça, do Grêmio e do Tênis Clube. Sem falar do “Panelão”, que fervia pra tudo quanto é lado de tanta animação. Mantendo a tradição, o Clube da Terceira Idade realizará o seu  Forróval. Portanto fica aí a dica..
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, vem tentando  resgatar os antigos e tradicionais carnavais, promovendo a “Folia no Lago”, com o repertório das marchinhas e sambas enredos por conta da Banda Retrato Falado. Serão três noites de folia, começando hoje e terminando na terça-feira.

Para participar é só comparecer com muita animação e samba nos pés. O garcense parece que aos poucos está gostando da ideia. Tanto é verdade que os abadás se esgotaram rapidamente. Era só levar dois quilos de alimentos e fazer a troca. Até a ultima quinta feira haviam sido arrecadados mais de uma tonelada de alimentos. Tal como aconteceu no ano passado, a concentração e carreata dos foliões será a partir das 18 horas, saindo da Praça da Prefeitura em direção ao lago artificial.

Recordando os antigos carnavais de Garça, a coluna homenageia um dos mais tradicional carnavalesco que Garça já teve: Paulino da Silva Oliveira, que trabalhava no Grêmio Teatral Leopoldo Froés. O “seo”  Paulino era uma figura muito querida e dinâmica. Nos carnavais gostava de enfeitar sua bicicleta. No ano de 1.959, fez referência ao rinoceronte Cacareco (foto), satirizando os políticos da época. Com cerca de 100 mil votos, Cacareco foi o mais  votado nas eleições para vereador de São Paulo. O voto ainda era escrito em cédulas de papel.

Dos carnavais de rua, o mestre sala Sarará e  porta bandeira Rita Guedes (foto), desfilando na Carlos Ferrari.  A coluna também homenageia o Cláudio Mancuzo (foto), “o pincel de ouro”, que por muitos anos fez as decorações e os painéis decorativos que davam brilho e um colorido todo especial nos clubes. Um tanto quanto saudosista, o Mancuzo adorava as eternas marchinhas: Mamãe eu quero, Cabeleira do Zezé, Saca-Rolha, Turma do Funil, Transplante de Corintiano, Marcha da Cueca, Me dá um dinheiro aí, Allah-la-o, Máscara Negra e Cidade Maravilhosa e tantas outras. Bons tempos que não voltam jamais.