sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Recordar é Viver: "Gumercindo Junior, um eterno ipiranguista"










Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Há alguns jogadores que passam por um determinado time e vão embora como se nada tivesse acontecido. Outros passam e marcam sua passagem, jamais esquecem daquela equipe. Isto aconteceu com o atacante (ponta direita) Gumercindo Júnior, que envergou a camisa do Clube Atlético Ipiranga no ano de 1.979. O Júnior passou a residir em Garça, devido aos afazeres profissionais de seu pai, o Sr. Gumercindo Ticianelli á frente do Banco Itaú e logo de cara “entrosou” com a turma do Ipiranga.
Mesmo sendo bem jovem, encaixou direitinho no time comandado pelo técnico Jair Cassola, formada por atletas experientes, caso do Corinho, Toninho Marques, Osmar Silvestre, Chico Ramalho, João Carlos, dentre outros.  Naquele ano, o Ipiranga foi campeão de forma incontestável, de forma invicta. Foi o segundo título da agremiação “vermelha e branco” de nosso amadorismo, repetindo o feito do ano de 1.976.

Um fato que marcou a trajetória esportiva do palmeirense Gumercindo Júnior: pouco tempo depois o moço de Iacanga mudou para a cidade de Penápolis e em seguida para Lençóis Paulista, acompanhando seus familiares. E não saiu mais. Foi eleito vereador por três mandatos. Como um grande esportista “enturmou” fácil na comunidade lençoense e não pensou duas vezes: resolveu montar um time de futebol. No dia 16 de dezembro de 1.986 fundou o Expressinho, nome inspirado no famoso Expressinho do São Paulo Futebol clube. Ontem completou 30 anos de atividades ininterruptas, sempre com o Júnior no comando. Quanto ao uniforme fez questão das cores de vermelho e branco numa homenagem ao Clube Atlético Ipiranga de nossa cidade. 


Se em Garça o Flamengo, do técnico Betão Aguiar, foi o recordista de títulos, em Lençóis Paulista o Expressinho vem fazendo história, e se tornando um verdadeiro “bicho papão”, colecionando títulos e mais títulos. Senão vejamos: 7 títulos de campeão amador, 7 títulos da Copa Lençóis, competição disputada em comemoração ao aniversário da cidade, campeão do sesquicentenário (150 anos) de Lençóis Paulista, 4 títulos da Copa Regional, campeão da Copa Macatuba, tricampeão no futsal, tri-campeão da Copa Marimbondo, competição promovida no tradicional clube social da cidade. De quebra o Expressinho tem outro recorde de jogos invictos: 77, num período de 2 anos e meio sem derrotas.

Dias atrás, o Júnior visitou nossa cidade e na loja Enéas Sport reencontrou vários amigos de sua época. E trouxe algumas relíquias dos momentos vividos no Ipiranga: várias fotos, recortes do Jornal Comarca da época, faixa de campeão, ficha do atleta e uma camisa do título de 1979, autografada pelos jogadores campeões (foto). Na oportunidade nos presenteou e também ao corintiano Enéas com uma camisa do mega-campeão Expressinho. Em retribuição ganhou uma camisa retrô do Garça, do ano de 1.971 (foto).

Recordamos uma das formações do Ipiranga, bi-campeão invicto. Em pé da esquerda para direita: Jair Cassola (treinador), Nenê goleiro, João Carlos, Corinho, Celino, Ricardinho e Joatan. Agachados: Gumercindo Júnior, Chico Ramalho, Tico, Toninho Marques e Osmar Silvestre.

Lembrete: 31/12/2016 - Partiu, Lins!